MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

19/08/2021 08:00

Dizem que a imagem de Nossa Senhora, no Terreiro da Luta, está a virar as costas para a cidade. Eu não sei, não observei a mudança, mas confesso que o 20 de fevereiro e os incêndios de 2016 vieram demonstrar que o "cantinho do céu" também tem inferno. Se a nossa senhora do Monte se virar para a serra, é congruente, porque demonstra a importância de uma floresta/serra saudável e cuidada na proteção da cidade e na proteção daqueles que vivem na cidade.

Um bom modo de cuidar de uma cidade é garantir a habitação para todos os fregueses e munícipes que escolhem viver no Funchal.

Muitas das políticas do Funchal são para responder às necessidades dos turistas, temos muitos hotéis. Um exemplo disto é o facto de que um madeirense comum não tem acesso a muitas entradas no mar da nossa cidade, a não ser que o faça pelos hotéis. Fomos educados para receber bem o turista, porque o turista é quem traz dinheiro para o Funchal e continuamos a promover o turismo.

Concordo, mas com limites e a pandemia demonstrou isso! Eles são muito importantes, mas nós também somos.

Por isso temos de ter uma cidade para todos e todas! Quanto custa comprar ou alugar uma casa no Funchal? Não é para todos os bolsos.

Para além de podermos ter outros hotéis, como o Savoy, de dimensões exageradas, a nos tapar a vista e a tirar espaço a habitações, vamos agora ter um empreendimento para cativar estrangeiros ricos. UAU de triste que é!

Já quiseram que o Funchal fosse como Miami, agora querem que seja um Dubai.

Cidades para ricos. Alguém duvida disso? Basta perceber que as casas mais caras são as da zona hoteleira da cidade.

Cidade para ricos num país onde se ganha tão mal, é ridículo e vergonhoso! É um bom modo de nos convidar a sair, ou envelhecer longe dos filhos e netos. Vamos viver fora do Funchal? Ou vamos viver para pagar a casa, tendo vidas miseráveis?

Promover o desenvolvimento pelo número e tamanho de hotéis ou empreendimentos de luxo não é promove a habitação digna a bons preços, não faz do Funchal uma cidade para todos.

Hoje já não seria possível eu comprar a casa onde vivo, basta comparar o meu aumento do ordenado com a especulação imobiliária atual. Se não se fizer nada agora, os nossos descendentes nunca poderão adquirir casas para residir no Funchal. Injusto!

Se eu vender a minha casa, a minha família perde qualidade de vida. E provavelmente não será vendida para famílias ativas de classe média como a minha. Perde o Funchal.

Ganham os bancos, ganham os donos das imobiliárias, ganham os construtores e podem até ganhar os corruptos ou estrangeiros que compram residência.

Uma cidade só para ricos num país como o nosso terá pouca população ativa, ficam menos alunos nas escolas, menos gente a comprar, menos gente a viver, os Censos de 2021 já nos deram um pré-aviso.

Ter um filho é precisar de mais um quarto numa casa, temos menos bebés.

É preciso combater esta vergonha. É preciso combater a "mania" de alguns governantes regionais.

Não quero que o Funchal esteja À FRENTE de um Dubai ou Miami.

Quero uma cidade de CONFIANÇA para nela todos puderem escolher viver.

Está na hora de assumirmos o nosso verdadeiro tamanho sem "mania"!

Quero que ganhe a COLIGAÇÂO com gente de coragem para combater esta realidade que aí vem. O Funchal não pode ser só para ricos, estrangeiros ricos e turistas. O Funchal tem de ser para todos!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas