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Artigo de Opinião

Consultor

26/10/2022 08:00

A este propósito, Tessa West, uma especialista em comunicação interpessoal, lançou um livro intitulado "Idiotas no Trabalho" onde traça cinco destas personalidades particularmente difíceis e oferece estratégias para lidar com elas. Embora cada "Idiota" difira em termos de padrões de comportamento, todos têm um traço psicológico essencial: ameaçam a sua sensação de controlo no trabalho.

O Beijo para Cima/Pontapé para Baixo - é bom a identificar quem detém o poder e a atingir os padrões de referência procurados pelas chefias. É determinado a passar por cima dos outros e promove uma cultura de cortar à faca, maltratando os seus oponentes com pequenos atos de sabotagem. Para lidar com ele, deverá se aproximar de colaboradores experientes que conhecem bem as políticas da organização e a reputação dos demais colegas. O objetivo é construir uma compreensão de quão generalizado é o problema e obter os nomes de outras potenciais vítimas. Após recolher essa informação, reporte à sua chefia.

O Ladrão de Crédito - é um orador eloquente e persuasivo, aparenta ser confiável em grandes grupos, mas falha em dar crédito pelo trabalho dos outros. É mais provável ocorrer em equipas de alta rotação, onde não há um historial das contribuições de cada um e onde as chefias não se preocupam como é que os objetivos são alcançados. O roubo de crédito é melhor tratado fora do espaço onde ocorre. Antes da próxima reunião, junte-se aos seus colegas e trace um plano no qual se comprometem a reportar as contribuições que cada um fez, respetivamente.

O Bulldozer - interrompe e assume o protagonismo das reuniões, questiona os processos quando discorda das decisões e ameaça diretamente as pessoas em posição de responsabilidade. Prolifera em equipas com pouco acompanhamento, onde as pessoas se sentem esgotadas e quando as chefias têm aversão ao conflito. Para lidar com ele, deverá demonstrar pequenos atos de liderança num projeto ou numa apresentação o que ajudará a estabelecer a sua reputação como figura de autoridade entre os membros da equipa. Uma vez estabelecida, as suas ações terão muito mais peso perante este tipo de pessoa.

O Microgestor - é obcecado em tarefas, impaciente e desrespeita o tempo e o espaço pessoal dos outros. Para ele, todas as tarefas são igualmente importantes e os objetivos a curto prazo mais relevantes que os de longo prazo. Tem falta de confiança nos outros, falta-lhe treino em liderança e prolifera em culturas de trabalho intolerantes ao erro. Para lidar com ele, terá de o confrontar procurando obter alinhamento na prossecução dos grandes objetivos comuns.

O Isqueiro a Gás - engana com grandes mentiras, construindo uma falsa realidade que se adapta às suas necessidades. Isola as suas vítimas e manipula-as, destruindo-lhes a autoestima. Esta pessoa tem elevado desejo de poder e prolifera em culturas que falham em questionar o líder. Para lidar com este tipo de pessoa registe tudo. Ela é alérgica à manutenção de registos. Logo, documentar o seu comportamento serve como prova do que ela lhe disse pessoalmente e em privado. Isso obriga-a a confirmar as coisas por escrito, tornando-se mais difícil para ela mudar a narrativa mais tarde.

Termino com as palavras de Hans F. Hansen: "As pessoas ou inspiram-no ou drenam-no. Escolha-as sabiamente".

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