O presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, no Funchal, acaba de confirmar ao JM que é candidato a coordenador da delegação regional da Associação Nacional de Freguesias.
Marco Gonçalves, social-democrata a cumprir o segundo mandato na maior freguesia da Madeira, avança assim para a corrida ao cargo de coordenador, atualmente desempenhado pelo ex-presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, o também social-democrata Celso Bettencourt, que é desde outubro presidente da Câmara.
Ao JM, Marco Gonçalves explica que a decisão de avançar foi assumida por estes dias, em Portimão, onde decorre o congresso nacional da Associação Nacional de Freguesias.
“Quando se representa uma freguesia com esta dimensão e densidade, não é possível ficar à margem dos grandes debates sobre o futuro das freguesias. Há uma obrigação política de intervir, de influenciar e de defender soluções que respondam às reais necessidades das populações”, explica o autarca.
Marco Gonçalves defende que a coordenação regional deve assumir um papel mais interventivo na defesa de competências, recursos e autonomia para as freguesias, colocando sempre os interesses das populações acima de qualquer lógica partidária.
“A ANAFRE deve ser um espaço de unidade, de convergência e de afirmação política do poder local. A diversidade existe, mas a defesa das freguesias exige posições firmes, diálogo institucional e capacidade de influência”, afirmou.
As eleições para a coordenação da Delegação Regional da ANAFRE Madeira estão previstas para o próximo mês de março.