MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogado

5/07/2022 08:00

Este é um problema vai desde a esquerda à direita.

É preciso regular o mercado ou ter um mercado livre, eis a questão?

O Governo já está a preparar habitações, mas mesmo aí os preços não são os melhores, disse o Presidente da Assembleia Legislativa Regional, que a Madeira não se pode transformar num resort, e fiquei admirado, porque ele é do CDS, mas não me parece que seja do CDS mais liberal, uma vez que defendeu a habitação para os residentes.

Todos estão de acordo que tem de haver uma intervenção do Governo, mas mesmo assim não será suficiente, uma vez que mais de 6 mil famílias estão à espera duma habitação social, e outras mais poderão ter que entregar as suas casas ao Banco, e o mercado de arrendamento está completamente desregulado.

Qual a solução?

Uns criticam que há muito alojamento local, outros dizem que é por causa dos Golden Visa.

Eu defendo que é tudo isto, mas muito mais, a ganância dos senhorios, e o preço da construção de casas.

Que remédio existe?

Penso que não haverá outro senão o apoio ao mercado de arrendamento, e a construção de casas a custos controlados.

Mas mesmo assim é insuficiente, acho que deveríamos descer os custos fiscais com o arrendamento que são muito altos e será melhor ideia do que subsidiar directamente os arrendamentos, mas mesmo assim não podemos controlar os preços.

Da maneira que as coisas vão não vejo solução, a não ser o investimento maciço do Estado em Habitações a preços razoáveis, de modo a baixar os preços do mercado quer de arrendamento, quer de compra e venda.

Ainda chegamos ao ponto em que vai haver casais e famílias inteiras a viver em quartos, sem condições condignas.

A bolha imobiliária está para rebentar e quem paga são sempre os mesmos, quando o mercado rebenta quem tem capital compra e depois espera por dias melhores.

Não existem habitações para a classe média nem para quem vive no limiar da pobreza.

Termino concluindo que este é um problema sem resolução, porque o mundo actual é o do mercado livre, e que se danem os preços, nada é especulação, e a procura e a oferta é quem manda.

Há um projecto interessante que é reconstruir as casas devolutas e devolvê-las aos cidadãos a preços acessíveis, mas nunca andou para a frente.

O ponto de situação, é que a habitação é o maior ou dos maiores problemas da actualidade, e que só com a intervenção do estado ou de mecanismos reguladores, chegaremos a bom porto.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas