MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogado

9/05/2023 08:00

Mas o Chega acima de tudo é composto por pessoas de outros partidos, talvez oportunistas com sede de tacho, outros inconscientes e ainda há aqueles que se reveem em tais doutrinas.

Das ideias que o Chega defende só me lembro de duas a castração química dos pedófilos e a prisão perpétua, de resto é um partido que diz que vai acabar com a corrupção.

Verdade que temos muita corrupção em Portugal, mas não é a extrema direita, que é contra os ciganos, que vai resolver o assunto.

O Chega alimenta-se dos dissidentes de outros partidos, vale a pena sempre relembrar isto e ganhou muito com a histórica tragédia do CDS e a fraca votação do PSD, assim como retirou votos à extrema esquerda também.

É um epifenómeno, que mais tarde ou mais cedo vai acabar, por falta de ideias, e acima de tudo falta de ideal.

Há que haver tolerância, para o partido do Ventura, acabar em democracia, extinguir-se pela tal falta de ideal.

Os democratas é que vão acabar com a extrema-direita em Portugal. Qual a ideologia do Chega, ninguém sabe, é um partido populista, que tem avançado pela saturação que as pessoas têm da política, é um sinónimo de desfaçatez perante a comunidade política.

Vão ter um bom resultado nestas eleições, disso não há dúvida, mas muito por culpa das trapalhadas do Partido Socialista, e a falta de visão de outros partidos.

No entanto é coisa para breve, porque não vão conseguir dar resposta ao populismo que sustentam, basta serem poder, que é o fim do Chega.
O antigo CDS e a iniciativa liberal, esses pelo menos têm ideologia vincada, ou são democratas cristãos, ou liberais, estão à direita, mas não chegam ao engano, estão formados doutrinalmente, e não são partidos que abrigam toda a gente, como o Chega.

O PSD, também são sociais democratas do presente, que não tem nada a ver com o passado e albergam tudo o que é centro direita e até alguma esquerda, de igual forma o partido socialista, também por vezes não é socialista, configurando-se exclusivamente como um partido de poder.

Voltando ao Chega, é um engano quem vote neste partido, porque não têm nada para oferecer a não ser algum ruído de fundo.

Ainda não têm líder na RAM, talvez porque o Ventura esvazia todo o poder, ou porque ninguém se quer queimar num partido com estes handicaps.

O Partido Socialista está mais bem preparado no continente e o PSD na Madeira, vai ganhar decerto as eleições.

A Madeira é um sítio da direita.

Terreno fértil para o Chega.

Ainda está para chegar o dia que a esquerda tenha uma maior expressão na Assembleia Legislativa Regional.

Sem querer chatear os militantes do Chega, termino dizendo que é um partido que está aí para crescer no imediato.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas