MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

17/11/2024 03:30

Foi há 62 anos, com a École Biblique de Jerusalém, ao visitarmos a Turquia, país com poucos cristãos ortodoxos e menos ainda católicos, numa cidade chamada Éfeso, foi o lugar escolhido pelos cristãos para realizar o terceiro Consílio Ecuménico. O povo cristão exultou de alegria e, terminado o Concílio, levou os bispos em triunfo pelas ruas da cidade louvando a Theotókos, Maria, a Mãe de Deus.

Passados vários séculos, numa pequena casa junto a Éfeso, foi encontrada junto desta cidade um lugar de culto, devido em parte a uma vidente, Catarina Emmerich, que afirmou haver uma casa da Virgem Maria, devido a São João a ter levado consigo.

Catarina (1774-1824) foi beatificada em 2002 no mesmo dia do Beato Carlos de Áustria. Esta tradição manteve-se na igreja nestoriana e nos descendentes dos cristãos locais.

Feitas escavações encontraram restos de uma casa em Parnaya Kapulu, um muro do primeiro século, o que deu celebridade ao lugar dizendo-se que era o lugar onde a Virgem Maria tinha subido ao céu em corpo e alma.

Esta tradição tornou-se famosa para os cristãos e muçulmanos e para as peregrinações que se dirigem à magnífica cidade de Éfeso. Quando, com a École Biblique de Jerusalém visitamos Éfeso, num tempo em que não se podia ainda concelebrar, coube-me em sorte celebrar a treze de maio de 1962, nesta capela, para os padres e professores.

Os Padres dos Concílios de 431 e 449 não afirmam nem negam a estadia de Maria em Éfeso. A grande notoriedade aconteceu com a visita do Papa Paulo VI ao modesto santuário assim como outros Sumos Pontífices.

Uma outra tradição mais simples e linear é a da Dormição de Maria em Jerusalém. As duas tradições datam da mesma época, tendo os turcos muçulmanos conhecido o que o Corão escreve sobre a Virgem Maria, alegram-se, defendem e visitam o seu santuário.

Embora as duas tradições sejam atendíveis, a de Jerusalém e da sepultura no Gethsemani é historicamente mais simples e defensável sobre o ponto de vista histórico. Quanto a São João, a sua morte é atestada pelo seu exílio e igreja em Éfeso.

O povo cristão, após o Concilio de Éfeso, constrói muitas basílicas, igrejas, monumentos, à Virgem Maria e canta com alegria e entusiasmo: Avé o Theotókos, Avé o Mater Dei, Avé, Avé Maria.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas