MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

DO FIM AO INFINITO

14/07/2023 08:00

Pois, pois… E enganam-se aqueles que julgam que o Juízo Final é coisa apenas adstrita à hora da morte. Nada disso. O Juízo Final acontece todos os dias, sobretudo quando uma pessoa se põe nua defronte do espelho ou em cima da balança, logo pela manhã, ou então quando faz as três coisas ao mesmo tempo - nua numa balança ao espelho. Logo de manhã. Essa é a hora do Juízo Final - a hora em que o egoísmo e a vaidade nos cobram as imperfeições do corpo, mesmo quando o corpo é perfeito - a hora em que a verdade e o seu passado nos aguçam a malvadez do caráter, mesmo quando o caráter é exemplar, mostrando-nos aquilo que realmente sentimos, aquilo que somos. Pois é. Podem ter a certeza. E vós bem sabeis que sim! Ou não?

Eu devia escrever sem parar, devia anotar tudo de tudo, para quando for vencido por tudo poder, enfim, libertar-me de tudo. Eu devia utilizar a escrita como libertação, mas ainda não tive forças sequer para apontar as coisas essenciais de cada dia - o teu olhar, por exemplo. Sim, o teu olhar. É preciso ter muita pachorra, é preciso ter muito esquecimento, é preciso ter muita coragem. Nada mais.

Há duas coisas que me consomem: a obsessão pela escrita e a preguiça. A primeira alimenta a segunda e a segunda é a chama ardente da primeira. O fogo alastra e a única coisa que nasce é o tempo. E o tempo passa. O tempo vem e passa e outro tempo torna a vir e a passar. Da minha parte, tento apenas aprender a ir e vir com o tempo, sem mágoa. (Desenvolver)

Só para experimentar a esferográfica.

Madrugada de nevoeiro. Às vezes, chove. Chove muito. Não está frio. Está um calor húmido, sufocante. Uma tristeza descontrolada. A barriga muito inchada. Gazes. São gazes. O medo terrível do futuro. Não consigo sair deste círculo obscuro. Estou preso na madrugada de nevoeiro - não me movo para além de mim. Acho que morro.

Um cão ladra ao fundo, no meio da noite.

Há uma coisa que eu devia ter dito e não disse e isso inquieta-me.

Lilith (?) Primeira mulher de Adão. "Nasceu de um vazio" (Bela expressão). Chateou-se com ele porque acreditava ter os mesmos direitos e durante as relações sexuais não queria ficar sempre por baixo, nem sempre de quatro, mas também por cima, a galopar. Isso ofendeu Adão, que se sentiu desprezado, inferiorizado, animalizado. Separaram-se e ela foi viver algures nas margens do Mar Vermelho (?) Regressou mais tarde como demónio, ou vampiro, para o atormentar, a ele e à sua segunda mulher - Eva. Terá sido Lilith quem arquitetou aquela história absurda à volta da árvore da sabedoria do bem e do mal e do fruto proibido, mas a serpente é que ficou com a culpa. (Escrever sobre o sexo e a vida de casado)

No dia em que Lilith morreu, morreram também os equilíbrios da vida.

Por incrível que pareça, hoje estou com uma tremenda ressaca. É a segunda vez em oito dias. Um brutal excesso de vinho. Tinto, obviamente. (Pôr ponto final nos copos) Vejo-me como um homem triste, um homem incapaz de encontrar o sonho, um homem que não vê o caminho (…) É melhor tirar os óculos, Duarte.

Eu sou, talvez, a pessoa mais triste de todas as que conheces e, certamente, de todas as que virás a conhecer. Sou também a mais egoísta e a mais insondável - sou como uma miragem cujas formas se afastam sempre para mais longe, para dentro do invisível. Por isso, nunca hás de conhecer a verdadeira dimensão do meu ser e da minha paixão.

Vivo cercado de vida e solidão, como se fosse o espírito da fogueira que o náufrago acendeu na ilha deserta que o salvou.

Nunca saberás com clareza por que me alquebra a brisa mais suave e também nunca será do teu inteiro conhecimento por que me desconstruo todos os dias como furacão no ar que Deus respira. Por outro lado, não estou seguro das leituras que fazes acerca dos meus silêncios, mas sei que jamais os poderás ler como livros, porque os meus silêncios são feitos de palavras ainda por descobrir, palavras eternamente impronunciáveis.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas