MADEIRA Meteorologia

Tempestade súbita causa muitos danos e corta estrada no Porto Santo (com fotos)

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
20 Março 2026
20:32
Chuva intensa e vento forte provocaram estragos em habitações, pelo menos num hotel e numa escola e provocou a queda de uma árvore, interrompendo uma estrada. Moradores relatam fenómeno semelhante a tornado e momentos de grande susto.

Uma tempestade súbita, marcada por chuva intensa e rajadas de vento forte, atingiu ao início da noite várias zonas do Porto Santo, provocando danos materiais e momentos de grande apreensão entre os residentes. Nas zonas das Matas e Campo de Baixo, há registo de habitações com telhas arrancadas e pequenos estragos estruturais, segundo relatos de moradores locais. A força do vento levou ainda à queda de uma árvore de grande porte, que acabou por interromper uma estrada, dificultando a circulação naquela zona da ilha.
Sabe o JM que o vento fez prejuízos numa unidade hoteleira, arrancando portas e janelas.

  • Estrada do Campo de Baixo ficou interrompida.

Testemunhas descrevem o fenómeno como inesperado e de grande intensidade, chegando mesmo a compará-lo à passagem de um pequeno tornado, dada a violência das rajadas que se fizeram sentir em poucos minutos. O episódio deixou vários residentes assustados, tendo alguns optado por abandonar temporariamente as suas casas por precaução.

  • Mais uma habitação foi atingida.

De acordo com informações recolhidas até ao momento, a depressão “Therese” não tinha provocado ocorrências significativas até ao final da tarde. No entanto, foi já durante a noite que se verificaram os maiores impactos. Imagens partilhadas nas redes sociais evidenciam a força da intempérie que surpreendeu a ilha.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas