MADEIRA Meteorologia

Incêndio no Faial mobiliza reforço de meios de mais três corporações

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
21 Fevereiro 2026
15:37

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) determinou o reforço do dispositivo de combate ao incêndio que deflagrou esta manhã no Faial, no concelho de Santana. No terreno encontram-se agora sete corporações de bombeiros, apoiadas por um helicóptero e por equipas helitransportadas. Além destes, também Sapadores e Policia Florestal do IFCN estão a ajudar no combate às chamas.

A situação agravou-se nas últimas horas, devido à progressão das chamas pela encosta da Fajã da Murta, no Faial. Face à evolução do incêndio, foram mobilizadas mais três corporações para o teatro de operações. No local também estão meios dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, dos Bombeiros Sapadores do Funchal e dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos. Neste momento, só os Bombeiros Voluntários de São Vicente não estão no local.

Além destes meios, o JM apurou que foi ativada uma segunda equipa helitransportada do Serviço regional de Proteção Civil para reforçar o combate no terreno. O incêndio tem sido intensificado pelo vento e pelas temperaturas elevadas que se fazem sentir naquela zona neste sábado.

Tal como já noticiado pelo JM, o socorro de emergência pré-hospitalar em todo o concelho está a ser assegurado pela Cruz Vermelha Portuguesa, enquanto os bombeiros concentram esforços na operação de combate às chamas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a opção de abandonar a intervenção no Caminho das Ginjas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas