MADEIRA Meteorologia

Depressão Jana traz fim de semana com chuva, neve, vento e agitação marítima forte

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
07 Março 2025
18:47

A depressão “Jana”, nome atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET), está a afetar o estado do tempo na Madeira, anunciou o IPMA em comunicado.

Nos próximos dias, espera-se chuva e aguaceiros, que persistirão até domingo, 9 de março. Amanhã, 8 de março, prevê-se a ocorrência de neve acima dos 1.500 metros de altitude.

O vento soprará de noroeste, moderado a forte, com rajadas que poderão atingir 85 km/h, podendo chegar aos 110 km/h nas terras altas. A intensidade do vento deverá diminuir gradualmente a partir da manhã de domingo.

A agitação marítima será significativa, com ondas de 5 a 6 metros na costa norte da Madeira e em Porto Santo, podendo atingir um máximo de 11 metros nos dias 8 e 9 de março. Na parte oeste da costa sul, as ondas terão uma altura significativa de 4 a 5 metros. A partir de segunda-feira, 10 de março, prevê-se uma diminuição gradual da intensidade do mar.

Face às condições adversas, foram emitidos avisos amarelos para vento e precipitação, bem como avisos laranja para agitação marítima.

As autoridades recomendam especial precaução, sobretudo em zonas costeiras e montanhosas, devido à intensidade do vento e do estado do mar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas