MADEIRA Meteorologia

Suíça: Portuguesa ferida e outra desaparecida são emigrantes

Data de publicação
02 Janeiro 2026
17:56

A cidadã portuguesa ferida num acidente na Suíça e a que está dada como desaparecida pela família são emigrantes, confirmou à Lusa o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), que alertou que ainda há vítimas por identificar.

Emídio Sousa explicou à agência Lusa que a cidadã portuguesa ferida - que está internada no hospital suíço em Sion - é emigrante na Suíça, mas tem origens em Mirandela, na junta de freguesia de Vale de Telhas, no distrito de Bragança.

Por outro lado, o SECP salientou que ainda não se sabe em que contornos desapareceu a outra cidadã portuguesa, mas que esta também é emigrante e originária de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

“Neste último caso, apenas temos esta informação de desaparecimento, não sabemos se estará entre as vítimas, ferida ou não, ou se será por outro motivo qualquer”, contextualizou o secretário de Estado.

Segundo Emídio Sousa, foi criada uma linha de apoio junto da embaixada e do consulado português na Suíça para que as pessoas que tivessem algum ente próximo desaparecido - familiar ou amigo - informassem o ministério dado que existem corpos por identificar e porque “muitas das vítimas estão internadas, mas não estão identificadas”.

O secretário de Estado salientou que Portugal está completamente disponível para “tudo o que seja necessário” e que confia que as autoridades suíças “estão à altura deste desafio”.

“Portugal também já disponibilizou, através do mecanismo de solidariedade europeu, duas vagas - através da proteção civil - para recolher queimados: uma no Porto e outra em Lisboa. Os suíços ainda não acionaram essa nossa oferta, mas se for necessário estaremos disponíveis para apoiar”, acrescentou.

Por fim, alertou que, precisamente pelo facto de ainda existirem feridos e corpos por identificar, há sempre a possibilidade de surgir mais alguma vítima portuguesa.

O incêndio mortal que devastou um bar na estação de esqui suíça de Crans-Montana, no cantão de Valais (sudoeste), causou, até ao momento, 40 mortes e 119 feridos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas