MADEIRA Meteorologia

Seguro: “Autonomias são um marco incontornável da consolidação da Democracia Portuguesa”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
09 Março 2026
11:09

No seu discurso, após a sua tomada de posse como Presidente da República, António José Seguro saudou o poder local e as autonomias regionais, que este ano celebram 50 anos. “As autonomias são um marco incontornável da consolidação da Democracia Portuguesa”, reconheceu Seguro, consciente que “Portugal continua a apresentar desequilíbrios regionais significativos”, olhando também, nesta análise, para as assimetrias entre o interior do país e o litoral.

  • Seguro: “Autonomias são um marco incontornável da consolidação da Democracia Portuguesa”

Antes, António José Seguro vincou que “cuidar da democracia é uma tarefa urgente”. Prometeu que tudo fará para promover o diálogo, para, entre outras metas, melhorar a qualidade de vida dos portugueses, garantir acesso à saúde, acesso à habitação, melhores oportunidades para os jovens, uma justiça mais célere e um estado eficiente.

Prometeu chamar os partidos para um acordo na saúde, visando a salvaguarda da continuidade do Serviço Nacional de Saúde.

Antes, também defendeu a reconstrução célere das zonas afetadas pelos temporais de fevereiro.

A nível internacional, vincou que “somos um país europeu, atlântico e lusófono”, em que a opção europeia foi e é uma aposta estruturante. O mundo precisa de mais Europa”, acrescentando que “a vontade nacional é essencial para o sucesso”.

Afiançou que será um presidente próximo das pessoas, que escuta e atento às suas preocupações, comprometido com a justiça social. “Serei exigente com as instituições”, disse prometendo ainda que “tratarei todos os partidos por igual”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como os vários encerramentos de agências bancárias na Madeira o têm afetado?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas