MADEIRA Meteorologia

Governo: Marcelo traça meta “bem mais ambiciosa” para Montenegro após vitória “personalizada”

Data de publicação
05 Junho 2025
20:39

O Presidente da República considerou hoje que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem agora uma meta “bem mais ambiciosa”, após a vitória “personalizada” nas legislativas, e pediu mudanças na saúde, habitação e educação.

Na parte final do seu discurso na cerimónia de posse do XXV Governo Constitucional, o segundo executivo PSD/CDS-PP chefiado por Luís Montenegro, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se diretamente ao primeiro-ministro.

“Agora, a meta de vossa excelência é bem mais ambiciosa. Quer ir e tem de ir à raiz estrutural do que precisa de se ajustar ao novo Portugal, acelerando o uso dos apoios europeus, estimulando o investimento e explorações, assim contribuindo para aumentar o poder de compra, portanto, os salários dos portugueses, não esquecendo os mais pobres e excluídos”, afirmou.

O chefe de Estado defendeu que o novo Governo PSD/CDS-PP tem de ir mais longe, “mudando sistemas e orgânicas encravadas ou necessitadas de perspetiva de futuro, nomeadamente na saúde, na habitação e mesmo em alguns setores da educação”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro “já demonstrou que é determinado e resistente, mesmo na equipa que mantém e retoca, e decidido a converter o que parecia impossível, em possível”.

“Ao fim e ao cabo, a governação de vossa excelência – e digo vossa excelência porque esta vitória é personalizada na eleição que acabámos de viver – é chamada a comprovar, desde já, que o essencial de Abril permanece em liberdade, democracia e justiça social, e que esse Abril é capaz de entender e dar futuro a um Portugal muito diferente daquele de 1974”, acrescentou.

Assegurando a Montenegro que terá “a solidariedade” do Presidente da República, até ao fim do seu mandato, manifestou o desejo de que “a sua entrega, o seu empenho, a sua visão, a sua resiliência, a sua permanente confiança nos portugueses e em Portugal sejam coroadas de êxito”.

“Esse é o meu voto muito sincero, e creio é o voto muito sincero de muito Portugal”, concluiu o chefe de Estado.

Antes, num curto balanço da atuação do anterior Governo PSD/CDS-PP, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que Luís Montenegro “tentou fazer o seu melhor para manter as contas certas herdadas, o desemprego baixo e o crescimento estabilizado e ir ao encontro do mais urgente para resolver”.

No seu entender, o primeiro-ministro procurou “sarar feridas, cumprir promessas, aquietar ainda, em alguns casos, simbolicamente, setores desesperançados, na educação, na saúde, nas Forças Armadas, nas forças de segurança, na Administração Pública e na justiça”.

Agora, “sem maioria absoluta, mas maioria reforçada e com abertura das oposições”, Montenegro “conta com a afirmada abertura parlamentar para o diálogo com vista à estabilidade e à durabilidade e com um presidente da Assembleia da República para tal amplamente legitimado”, disse.

“E conta com a expectativa do povo. O que votou em si e muito do que não votou. Todo ele só ganha se tiver êxito na sua caminhada para uma legislatura, uns porque veem a confiança confirmada, outros porque sabem que não há tempo nem espaço para não ter esse êxito”, prosseguiu.

Sobre os resultados das legislativas de 18 de maio, o chefe de Estado observou que “não se confirmou a previsão de que os portugueses estavam condenados por fadiga a desinteressarem-se de votar e à abstenção destinada a subir sempre e em flecha”.

“Aos apelos para votarem, aos debates e às campanhas, os portugueses responderam afirmativamente, e apenas com uma ligeira subida da abstenção do ano passado, votaram de forma significativa no território nacional. Nas comunidades, como sabemos, até haver o cuidado de esclarecer o sistema, a votação continuará a ser crescente, mas ainda simbólica”, acrescentou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas