A Polícia Judiciária procedeu à detenção de dois indíviduos iraquianos por suspeita de adesão e apoio à organização terrorista ISIS / daesh, em Lisboa.
Conforme anuncia a PJ, num comunicado enviado às redações, a investigação foi conduzida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que contou com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e ainda com o apoio das autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD- ONU, o organismo da Nações Unidas que apoia as investigações internacionais relacionadas com os crimes do Daesh.
Em causa estão crimes de adesão e apoio a organização terrorista, de terrorismo internacional e crimes contra a humanidade. De acordo com a PJ, as provas recolhidas indicam ainda que os dois irmãos assumiram posições de comando no ISIS / daesh.
No entanto, assegura que "não foram identificados indícios de que tivessem cometido quaisquer crimes desta natureza em território nacional".
A operação de detenção decorreu na região de Lisboa, numa operação desenvolvida com a participação da Magistrada do MP titular do inquérito e vários quadros da investigação criminal e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da Polícia Judiciária.
Os arguidos ora detidos, vão ser presentes às competentes Autoridades Judiciais, para efeito de primeiro interrogatório judicial e consequente aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.