MADEIRA Meteorologia

CTP quer mais medidas de apoio ao Turismo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Fevereiro 2021
13:32

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considerou, hoje, urgente o reforço das medidas de controlo da pandemia e de apoio à atividade turística.

Numa nota enviada à redação, a CTP apelou a que o Governo não só reforce as ações para proteger a população e reduzir o número de vítimas da doença provocada pelo coronavírus, como também sublinhou a necessidade de garantir "medidas de apoio ao Turismo, num momento em que as empresas já não têm reservas para fazer face a todos os custos fixos que ainda perduram, face aos 12 meses de congelamento quase total da actividade".

"A situação das empresas do Turismo é muito preocupante e agrava-se todos os dias. Se não atuarmos com rapidez, não haverá empresas para salvar e serão destruídos milhares de postos de trabalho, mergulhando o país numa crise que ninguém deseja. Se não mantivermos a nossa oferta, não podemos garantir o regresso da procura", afirmou Francisco Calheiros, presidente da CTP.

Assim, esta associação propôs diversas medidas ao governo, entre as quais constam as seguintes: "Continuação e reforço, em prazo e dotação, dos incentivos financeiros não reembolsáveis"; "Reforço financeiro do programa Apoiar"; "Maior amplitude em número e diversificação das moratórias de crédito às empresas"; "Continuação das medidas de apoio à manutenção do emprego até, pelo menos, ao final do ano de 2021, alargando o lay off simplificado a todas as empresas com perda de faturação e volume de negócios"; "Criação de um plano de promoção turístico à escala global com vista à recuperação da perceção de segurança do destino turístico Portugal", entre outras.

A CTP mais recordou que o turismo tem sido uma das atividades mais afetadas pela pandemia, tendo os estabelecimentos de alojamento turístico nacionais registado quebras superiores a 60%, os valores mais baixos desde 1993.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas