MADEIRA Meteorologia

AIMA sem registo de queixas do novo sistema de controlo de fronteiras nos portos e aeroportos

Data de publicação
21 Maio 2025
17:11

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) não recebeu qualquer problema por parte dos técnicos que estão acompanhar a implementação do sistema de controlo de fronteiras nos portos e aeroportos.

“Não tive qualquer reporte sobre os nossos sistemas de algum problema que tivesse originado alguma necessidade de intervenção da nossa parte”, afirmou à Lusa Pedro Portugal Gaspar, à margem de um encontro em Almada subordinado ao tema “Migrações, integração e comunidade: desafios da multiculturalidade”.

“Estamos a falar do novo sistema de passaportes, que é uma matéria em que a AIMA participa de forma acessória, no sentido em que é um sistema essencialmente de controlo de passaportes e, portanto, do sistema das forças policiais que asseguram, de facto, o controlo de fronteiras”, explicou Pedro Portugal Gaspar

Contudo, o dirigente admitiu que “haja aqui um ajuste das regras de adaptação ao novo desafio que está ajustado entre os diversos países comunitários”, acrescentou o dirigente.

Cidadãos de fora do espaço Schengen têm estado a enfrentar filas de esperas de horas para passar pela zona de controlo migratório, algo que tem motivado o protesto de quem chega, imigrante ou turista.

Contudo, Pedro Portugal Gaspar admite que o sistema está ainda “num período de tolerância”, antes de “embalar e recuperar” para uma “velocidade cruzeiro.

Num comunicado conjunto de várias entidades que gerem as fronteiras, e que incluem a AIMA, as autoridades referiram na segunda-feira que o novo sistema vai permitir uma gestão “mais rigorosa e eficiente da entrada e saída” de cidadãos no espaço Schengen.

O Sistema de Segurança Interna (SSI), através da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, estrutura criada no SSI depois da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, refere que Portugal entra “numa nova era na gestão de fronteiras” com a implementação dos novos sistemas de controlo.

Segundo o SSI, estes sistemas estão a ser instalados no âmbito do plano europeu de transformação digital da gestão de fronteiras, que trará “mais inovação, segurança e confiança”.

O SSI precisa que estes novos sistemas estão a partir de hoje a ser instalados em diversos pontos de fronteira aérea e marítima com o envolvimento da GNR, PSP, as entidades gestoras das Infraestruturas aeroportuárias e portuárias, Ministério dos Negócios Estrangeiros, AIMA e Rede Nacional de Segurança Interna (RNSI).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas