MADEIRA Meteorologia

Açores asseguram alojamento em Lisboa para doentes deslocados e acompanhantes

Data de publicação
14 Janeiro 2025
18:10

O Governo dos Açores celebrou um protocolo para garantir alojamento aos utentes deslocados em Lisboa em situação de doença e acompanhantes, medida que entra em vigor na quarta-feira, anunciou hoje a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

Segundo o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), com este protocolo os utentes são responsáveis pelo pagamento até um montante máximo 34,42 euros por noite, correspondente a 60% do valor da comparticipação diária (sobre o escalão A), ficando o remanescente a cargo da Direção Regional da Saúde.

Quanto às marcações para o alojamento, são efetuadas pelo Serviço de Apoio ao Doente Deslocado, mediante pedido dos Serviços Sociais do hospital da área de referência do utente.

Citada numa nota de imprensa, a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi, sublinha que “esta será uma forma muito mais cómoda de alojar os doentes que têm de se deslocar a Lisboa”, além de criar “um maior equilíbrio entre estas deslocações e as que se realizam à cidade do Porto, onde o alojamento já estava assegurado com estabilidade”.

Mónica Seidi recorda que, nos últimos anos, os doentes deslocados têm reportado “enormes dificuldades” face ao aumento de custos com a estadia, sobretudo na cidade de Lisboa.

“Desenvolvemos inúmeros contactos, até conseguir encontrar esta solução que não resolve a totalidade das situações, mas efetivamente é uma grande ajuda, pelas condições que os apartamentos apresentam”, salienta.

De acordo com os dados disponibilizados, em 2023 e 2024 o valor das diárias no âmbito da deslocação de utentes ultrapassou os cinco milhões de euros.

Ainda segundo a Secretaria Regional, ao longo de 2023 o valor das diárias foi de 3,2 milhões de euros e de 2,3 milhões até setembro de 2024.

Mónica Seidi refere também que “a presença do acompanhante continua a ser um apoio fundamental, mesmo tendo em conta que este serviço é de proximidade e que os utentes são acompanhados de perto”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas