MADEIRA Meteorologia

UE anuncia apoio humanitário de 161 milhões de euros para o Afeganistão

Data de publicação
17 Junho 2025
16:35

A União Europeia (UE) vai disponibilizar este ano 161 milhões de euros em apoio humanitário para a população do Afeganistão, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comissão Europeia justificou a atribuição deste valor perante a crise humanitária no Afeganistão “que continua a ser uma das mais severas no mundo”.

De acordo com a Comissão, o valor vai “auxiliar organizações humanitárias que estão a trabalhar dentro do Afeganistão com 141 milhões de euros” e os restantes 20 milhões de euros vão ser distribuídos entre o Paquistão e o Irão, que são os países que acolheram mais refugiados afegãos.

O valor vai ser utilizado para distribuir comida, água, para a prestação de serviços de saúde e para tratar os casos de desnutrição.

Em simultâneo, o executivo comunitário anunciou que hoje deverá chegar um carregamento com 100 toneladas de “bens essenciais humanitários”.

Segundo a ONU, o número de pessoas que precisam de ajuda para sobreviver no Afeganistão é o segundo maior do mundo.

Em abril passado, a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) pediu aos doadores internacionais que continuassem a apoiar os 22,9 milhões de afegãos que precisam de ajuda neste ano.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 85% dos afegãos vivem com menos de um dólar por dia.

Os talibãs regressaram ao poder no Afeganistão em agosto de 2021. Apesar do controlo sobre o país, o governo talibã não é formalmente reconhecido pela comunidade internacional.

A falta de reconhecimento internacional é um desafio para os esforços dos talibãs de se relacionarem com os Estados Unidos e outras nações no cenário internacional, já que limita as interações diplomáticas e o acesso a ajuda internacional e aos sistemas financeiros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas