O Município da Ribeira Brava aprovou esta manhã, em reunião de câmara, várias medidas de apoio à população.
A população sénior passa a beneficiar de uma série de vantagens em diversas áreas. Os portadores do cartão do idoso passarão a usufruir do Transporte Solidário implementado através de uma parceria com os taxistas do concelho para que possam deslocar-se com mais facilidade. A medida terá uma comparticipação máxima de 150 euros/ano por idoso, num investimento camarário na ordem dos 100 mil euros.
Uma medida que, segundo o Presidente da câmara, chegará a 650 idosos e que pretende combater o isolamento destas pessoas, facilitando a sua mobilidade permitindo que sejam autónomos.
Para os idosos foi também aprovada uma majoração de 10% para a recuperação de habitações degradadas, no âmbito do Programa Municipal de apoio à recuperação e beneficiação de Habitações Degradadas, e uma majoração de 20% quando as intervenções visem mobilidade, acessibilidade ou segurança.
Há ainda um reforço da taxa de comparticipação das despesas de saúde, passando de 25% para 30% na comparticipação de medicamentos, exames e fraldas.
Na mesma reunião foram também aprovados apoios na área da educação para os alunos da Ribeira Brava que frequentam estabelecimentos de ensino fora do concelho. A medida vem reforçar o papel do Município na promoção da igualdade de oportunidades no acesso à educação e na permanência dos alunos no sistema educativo, adequando o regulamento à evolução das realidades educativas, sociais e territoriais, bem como às necessidades atuais das famílias residentes no concelho.