MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Rússia admite suspender fornecimento pelo gasoduto Nord Stream

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Junho 2022
17:56

A Rússia advertiu hoje que os problemas técnicos com as turbinas da empresa alemã Siemens poderão levar à suspensão do fornecimento através do gasoduto Nord Stream.

"Assim que todas as turbinas forem enviadas para reparação para o Canadá (o Nord Stream) pode ter de parar. Creio que isso será uma catástrofe para a Alemanha", afirmou o embaixador russo na União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, à margem do Fórum Económico de São Petersburgo.

Chizhov instou a que fosse perguntado à Siemens sobre a necessidade do envio das turbinas para o Canadá.

"Não quero dar conselhos, mas passado todo este tempo eles podiam ter aprendido a repará-las", assinalou.

Pouco antes, o conselheiro delegado da Gazprom, Alexéi Miller reconheceu que, a data de hoje, não há solução para os problemas técnicos e que por causa disso tiveram de reduzir nos últimos dias o fornecimento de gás à Europa.

Miller explicou que a Siemens só tem uma fábrica onde fazer essas revisões técnicas dos motores e fica no Canadá.

"O Canadá impôs sanções e agora a Siemens não pode retirar as turbinas" para as devolver à Rússia, disse.

Além disso, desvendou que devido a estes problemas, tiveram de reduzir as unidades compressoras na estação de Portovaya, na região de Leninegrado.

A Gazprom alegou problemas com as revisões técnicas das turbinas da Siemens quando anunciou, na sexta-feira, uma redução de 40% no fornecimento de gás através da Nord Stream e, no dia seguinte, um adicional de 33%.

A Alemanha assegurou que vê uma "intenção política" na redução do fornecimento do gás russo e uma estratégia do Kremlin para fazer aumentar os preços, crítica que foi apoiada pela Comissão Europeia.

A Nord Stream transporta gás russo à Alemanha através do mar Báltico e devia ser complementada pela Nord Stream 2, congelada pela governo alemão em retaliação pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas