MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: UE desembolsa nova parcela de mil milhões de euros em assistência macrofinanceira

Data de publicação
09 Abril 2025
15:07

A União Europeia (UE) desembolsou hoje uma nova parcela de mil milhões de euros no âmbito da assistência macrofinanceira à Ucrânia, que será reembolsado com as receitas provenientes da imobilização de ativos do Estado russo no bloco comunitário.

Além disso, segundo uma nota de imprensa da Comissão Europeia, esta semana, a UE solicitou 2,1 mil milhões de euros de lucros inesperados gerados pelos ativos imobilizados do Banco Central russo, que serão utilizados para ajudar a reforçar as capacidades de defesa da Ucrânia e contribuir para a recuperação e reconstrução do país.

Hoje decorre em Bruxelas a décima reunião do Conselho de Associação UE-Ucrânia e na quinta e sexta-feira está agendada a Cimeira Empresarial entre Kiev e o bloco europeu.

À margem do evento, foram assinados cinco acordos, incluindo contratos financeiros no valor de 300 milhões de euros para apoiar a recuperação da Ucrânia e acordos no âmbito do programa espacial da UE.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, mergulhando a Europa na pior crise desde a II Guerra Mundial (1939-1945), agressão a que a UE respondeu, nomeadamente com 16 pacotes de sanções económicas.

Os Estados Unidos estão a tentar mediar um acordo de paz entre Moscovo e Kiev.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas