MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Trump diz ter entendimento com Putin para negociar “cessar-fogo total”

Data de publicação
18 Março 2025
21:02

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje na sua rede social Truth que tem um entendimento com o homólogo russo, Vladimir Putin, para negociar um “cessar-fogo total” na Ucrânia rapidamente.

“Concordámos com um cessar-fogo imediato nas instalações e infraestruturas energéticas, com o entendimento de que trabalharemos rapidamente para alcançar um cessar-fogo total e, finalmente, um fim para esta guerra verdadeiramente horrível entre a Ucrânia e a Rússia”, escreveu Trump, depois de uma conversa telefónica com o líder do Kremlin.

O telefonema ocorreu às 14:00 (hora de Lisboa) e durou mais de 90 minutos, de acordo com a Casa Branca.

Trump considerou a conversa “muito boa e produtiva” e reiterou a sua crença de que, se estivesse no poder, não se teria iniciado este conflito, em fevereiro de 2022, com a invasão russa do país vizinho, durante a administração do antecessor, o democrata Joe Biden.

Na conversa com Putin, o líder norte-americano acrescentou que foram discutidos “muitos elementos de um acordo de paz, incluindo o facto de milhares de soldados estarem a ser mortos” no conflito que se prolonga há mais de três anos.

“Tanto o Presidente Putin como o Presidente [da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky querem que isto acabe. Este processo está agora a todo o vapor, e espero que, para o bem da humanidade, alcancemos o nosso objetivo”, disse ainda o político republicano.

Os Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia concordaram ainda com um cessar-fogo de 30 dias no conflito na Ucrânia, embora limitado a ataques contra alvos energéticos e infraestruturas, anunciou a Casa Branca.

Trump e Putin também acordaram iniciar as negociações de paz de imediato, indicou um comunicado da presidência norte-americana, que elogiou o “imenso benefício” de uma melhor relação entre Washington e Moscovo e o potencial para “enormes acordos económicos”.

As futuras negociações deverão ter lugar no Médio Oriente.

A Ucrânia já dera o aval a um acordo de cessar-fogo de 30 dias, proposto pelos Estados Unidos, instando Putin a fazer o mesmo.

No seguimento do telefonema, a presidência russa indicou ter concordado em suspender os ataques às infraestruturas energéticas da Ucrânia durante 30 dias, descrevendo a conversa como “detalhada e franca”.

Vladimir Putin “emitiu imediatamente a ordem correspondente aos militares russos”, referiu, em comunicado, o Kremlin.

O Presidente russo está pronto para “trabalhar com os parceiros norte-americanos numa análise completa das possíveis formas de chegar a um acordo, que deve ser abrangente, estável e duradouro”, acrescentou.

Moscovo concordou também com a troca de 350 prisioneiros de guerra – 175 de cada lado - com a Ucrânia, na quarta-feira e, como gesto de boa vontade, Putin informou o homólogo norte-americano que Moscovo ia entregar 23 prisioneiros gravemente feridos a Kiev.

Sem dar o consentimento cabal ao plano de cessar-fogo de 30 dias que a Ucrânia já aceitou sob pressão de Donald Trump, a Rússia estabeleceu condições para o fim das hostilidades, incluindo o fim do rearmamento de Kiev, e a interrupção da ajuda militar ocidental às forças ucranianas.

Além da suspensão dos ataques às infraestruturas, a Casa Branca assinalou também “negociações técnicas sobre o estabelecimento de um cessar-fogo marítimo no mar Negro, um cessar-fogo abrangente e uma paz duradoura” na Ucrânia.

Desde que regressou ao poder, em 20 de janeiro, Donald Trump iniciou uma reaproximação à Rússia, após o congelamento de relações entre os dois países durante o mandato de Biden, devido à invasão da Ucrânia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas