Soldados ucranianos estão a deixar a fábrica.
O Presidente da Ucrânia confirmou a retirada dos combatentes que se encontravam retidas siderúrgica de Azovstal, em Mariupol.
Num vídeo publicado há instantes, Volodymyr Zelensky revelou que está em curso uma operação complexa para resgatar os soldados ucranianos que estão na Azovstal. Uma operação que está a ser conduzida pelas Forças Armadas da Ucrânia, com o aopoio dos serviços secretos, uma equipa de negociação, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e a ONU. "A operação para salvar os defensores de Mariupol foi lançada pelos nossos serviços secretos militares para trazer os rapazes para casa. O trabalho continua e esse trabalho exige delicadeza neste momento. Mantemos o máximo de atividade diplomática noutras áreas no interesse da Ucrânia", disse Zelensky.
Segundo a Reuters, testemunhas no local confirmam a presença de vários autocarros na fábrica que estarão a transportar os referidos soldados.
Na verdade, não se sabe ao certo quantas pessoas serão retiradas de Azovstal, mas estima-se que cerca de 600 combatentes estejam ainda no interior do complexo, incluindo dezenas de feridos.
Carla Sousa