MADEIRA Meteorologia

Sindicato denuncia detenção de jornalista de ocorrências criminais na Venezuela

Data de publicação
05 Março 2025
17:37

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) denunciou hoje que o jornalista Román Camacho, especializado na cobertura de ocorrências criminais, foi detido em Caracas.

“O jornalista Román Camacho foi detido este 4 de março. Foi levado para uma sede do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC) em El Hatillo [sudeste de Caracas]”, divulgou o SNTP na sua conta da rede social X.

O SNTP afirmou que “a detenção está relacionada com a cobertura de um homicídio em José Félix Ribas, Petare”, no leste da capital.

“Fontes policiais afirmam que o jornalista será presente a tribunal esta quarta-feira”, avançou o sindicato, acrescentando que “para além de ser repórter criminal de Contrapunto Venezuela, [Camacho] é delegado voluntário do SNTP”

“Exigimos a sua libertação imediata e recordamos que informar não é um crime”, sublinhou.

O Gabinete do Relator Especial para a Liberdade de Expressão (RELE) da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos já expressou preocupação pela detenção e instou as autoridades a garantir que os jornalistas venezuelanos não sejam detidos.

“O RELE insta as autoridades a fornecerem informações sobre o seu paradeiro e as condições em que se encontra, assim como a garantirem o respeito pelos seus direitos fundamentais. No contexto dos direitos humanos na Venezuela, solicita ao Estado que conceda aos jornalistas o máximo de garantias para que não sejam detidos, ameaçados, agredidos, nem lhes sejam retirados os seus materiais e instrumentos de trabalho por estarem a exercer a sua profissão”, expressou.

Na conta do jornalista, a sua mulher publicou uma foto de Roman Camacho e apela a que o marido não seja “utilizado como bandeira política”.

“Estamos atualmente a comunicar com as autoridades e os advogados estão a fazer o seu trabalho. O Román não pertence a nenhum partido político”, sublinha.

Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa da Venezuela em 28 de fevereiro de 2025 estavam detidos e libertados 12 jornalistas e repórteres na Venezuela.

“A perseguição de jornalistas e trabalhadores da imprensa na Venezuela é uma porta giratória. Em 28 de fevereiro, havia 12 detidos arbitrariamente. Outros 12 foram libertados e 10 estão submetidos a medidas cautelares. Exigimos liberdade para todos”, denuncia o SNTP na X.

Segundo o SNTP, estão detidos Rory Branker (desde 20 de fevereiro de 2025). Julio Balza, Leandro Palmar e Salvador Cubillán estão detidos desde 09 de janeiro de 2025.

Desde agosto de 2024 estão detidos os jornalistas Biagio Pilieri, Victor Hugas, Roland Carreño. Gabriel González e Luis López estão detidos desde junho de 2024. Carlos Julio Rojas está detido desde 15 de abril de 2024 e Ramón Centeno desde 2 de fevereiro de 2021.

Segundo a ONG Fórum Penal (FP), a Venezuela tem 1.061 presos políticos, depois de desde a semana passada terem sido libertadas 150 pessoas e outras 17 terem sido detidas.

Os dados do FP estão atualizados até 17 de fevereiro de 2025 e dão conta que 940 presos políticos são homens e 121 mulheres; 896 são civis, incluindo quatro adolescentes, e 165 militares.

“Desde 2014, registaram-se 18.295 detenções políticas na Venezuela. O FP deu assistência a mais de 14.000 detidos, [atualmente] libertados, e a outras vítimas de violações aos seus direitos humanos”, indicou a ONG na sua conta da X.

O FP desconhece o paradeiro de 58 presos políticos.

Mais de 10.000 pessoas estão ainda sujeitas arbitrariamente a medidas restritivas da liberdade, segundo a organização.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas