MADEIRA Meteorologia

Sara Cerdas quer maior ação europeia no combate à resistência antimicrobiana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Março 2021
13:09

Numa nota enviada à redação, Sara Cerdas considerou que o Plano Europeu de Combate ao Cancro, apresentado no mês passado pela Comissão Europeia, deve apresentar uma estratégia ambiciosa para a resistência antimicrobiana, "a próxima pandemia que a nossa sociedade irá enfrentar, e cujo fardo económico e social poderá superar a da COVID-19".

A eurodeputada questionou a Comissão Europeia sobre como esta procurará mitigar o problema das infeções por microrganismos multirresistentes em doentes oncológicos, bem como garantir que a "vigilância epidemiológica e a investigação científica, que o programa atualmente contempla, terá em consideração os agentes antimicrobianos e como estes afetam os doentes oncológicos e a sua sobrevida".

Segundo sublinhou Sara Cerdas, "a investigação e a literacia para a saúde, desde que feitos esforços por todas as instituições e agentes, poderão ainda contribuir para controlar e reverter possíveis futuras pandemias".

A deputada madeirense mais salientou que "a utilização de antibióticos é um pilar central na gestão dos doentes oncológicos e a ineficácia destes fármacos poderá apresentar um problema grave que poderá ter um impacto muito alto nos sistemas de saúde e sociedade", considerando também que para uma estratégia de tratamento do cancro bem sucedida "é essencial dispor de antibióticos eficazes, pois estes doentes têm maior risco de infecções por organismos multirresistentes. A resistência aos antibióticos é uma ameaça aos doentes, à sobrevida e obtenção de um bom resultado no seu tratamento".

Sara Cerdas apontou ainda que a Comissão Europeu deverá reforçar a rede da UE «Uma Só Saúde» (The EU AMR One-Health Network) contra a resistência aos agentes antimicrobianos, de forma a intensificar a troca de informação entre os Estados-Membros e melhorar o planeamento de ações concretas contra esta ameaça.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas