MADEIRA Meteorologia

Primeiro-ministro do Canadá anuncia eleições antecipadas e promete enfrentar Trump

Data de publicação
23 Março 2025
18:19

O novo primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, anunciou hoje a realização de eleições legislativas antecipadas em 28 de abril, num contexto de guerra comercial e de fortes tensões com os Estados Unidos, prometendo enfrentar Donald Trump.

“Estou a pedir aos canadianos um mandato forte para enfrentar o Presidente Trump”, disse o chefe de Governo que substituiu Justin Trudeau há menos de 10 dias. O antigo primeiro-ministro anunciou a sua demissão em janeiro, mas manteve-se no poder até o Partido Liberal eleger um novo líder em 09 de março, na sequência de uma corrida à liderança do partido no poder.

Mark Carney pediu no domingo à governadora-geral do país, Mary Simon, que dissolva o Parlamento e realize eleições antecipadas a 28 de abril, seis meses antes da data prevista.

As últimas sondagens indicam que o Partido Liberal (PL), no poder, poderá ganhar uma quarta eleição consecutiva e obter a maioria na câmara baixa do parlamento.

Mark Carney e o seu opositor conservador deram hoje início às suas campanhas eleitorais, tendo como pano de fundo uma guerra comercial e ameaças de anexação por parte de Donald Trump.

O novo primeiro-ministro afirmou que o Presidente norte-americano está a tentar “quebrar” o Canadá para o “possuir”, mas promete opor-se-lhe.

“Estamos a enfrentar a crise mais significativa da nossa vida devido às ações comerciais injustificadas do Presidente Trump e às ameaças à nossa soberania. O Presidente Trump proclama que o Canadá não é um país real. Ele quer quebrar-nos para que os EUA possam possuir-nos. Não vamos deixar que isso aconteça. Ultrapassámos o choque da traição, mas nunca devemos esquecer as lições. Temos de olhar uns pelos outros”, disse o chefe do Governo canadiano.

Os liberais no poder pareciam estar preparados para uma derrota eleitoral histórica este ano, até que Trump declarou uma guerra comercial. O Presidente norte-americano tem dito repetidamente que o Canadá deveria tornar-se o 51.º estado dos EUA e reconheceu na sexta-feira que revolucionou a política canadiana.

Os ataques quase diários de Trump à soberania do Canadá enfureceram os canadianos e levaram a um aumento do nacionalismo que reforçou os números das sondagens dos liberais.

“As próximas eleições serão uma das mais importantes das nossas vidas”, afirmou Carney nas redes sociais durante a noite.

A campanha eleitoral para 343 lugares ou distritos na Câmara dos Comuns durará 37 dias. Embora haja outros partidos a concorrer, os liberais e os conservadores são os únicos que têm hipóteses de formar Governo.

Os conservadores da oposição esperavam fazer com que a eleição fosse sobre Trudeau, cuja popularidade caiu com o aumento dos preços dos alimentos e da habitação e com o aumento da imigração. Mas após décadas de estabilidade bilateral, espera-se agora que a votação se centre em quem está melhor equipado para lidar com Trump.

O Presidente norte-americano impôs tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio canadianos e ameaça impor tarifas a todos os produtos canadianos - bem como a todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos - em 02 de abril.

Pierre Poilievre, o líder dos conservadores, é o principal adversário de Carney. “Vou insistir que o Presidente reconheça a independência e a soberania do Canadá. Vou insistir para que ele pare de impor tarifas à nossa nação”, disse Poilievre no lançamento da sua campanha.

Carney, 60 anos, foi diretor do Banco do Canadá durante a crise financeira de 2008. Em 2013, tornou-se o primeiro não cidadão do Reino Unido a dirigir o Banco de Inglaterra - ajudando a gerir o impacto do Brexit.

Poilievre, 45 anos, é um político de carreira e um populista incendiário que diz que vai colocar “o Canadá em primeiro lugar”. Promete retirar o financiamento à estação pública de televisão canadiana e não permitirá que os meios de comunicação social entrem nos autocarros e aviões da sua campanha.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas