MADEIRA Meteorologia

Polícia francesa desmontou rede de prostituição romeno-colombiana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Março 2021
16:22

Uma vasta rede de prostituição romeno-colombiana, parcialmente baseada em Barcelona e que explorava mulheres em toda a França, foi desmantelada na terça-feira após oito meses de investigação.

A informação foi avançada pela polícia francesa, que mais revelou que foram detidos três homens em Montpellier e Perpignan, no sul de França, oito em Espanha pela polícia espanhola, um em Itália e outro na Roménia.

Trinta e três vítimas foram identificadas, romenas e sul-americanas, de entre 20 e 40 anos, mas "estima-se que deve haver muitas mais", acrescentou.

O caso começou em junho de 2020, quando duas prostitutas colombianas escaparam, em Montpellier, do apartamento em que estavam detidas, tendo denunciado o seu captor, um marroquino que, soube-se então, trabalhava para duas redes de prostituição.

A primeira, com sede na Roménia, explorou seis mulheres em hotéis no sul de França.

A segunda, muito maior e liderada pelos colombianos, fazia com que essas mulheres trabalhassem "desde a Bretanha (oeste de França) a Haute-Savoie (no leste, fronteira com a Suíça) passando pelo sudoeste e sudeste" do país, com prostitutas da Colômbia, Paraguai e República Dominicana, precisou a mesma fonte.

Estas mulheres foram atraídas para a Europa, onde membros da rede com sede em Barcelona negociaram um emprego com elas antes de as enviar para apartamentos alugados em toda a França.

A partir da Catalunha, os proxenetas cuidavam desses alugueres de curta duração e geriam "cerca de 40 linhas telefónicas", através quais marcavam consultas com clientes após publicarem anúncios na Internet.

A polícia ofereceu a todas as vítimas "ajuda para sair do caminho da prostituição" através do sistema nacional de acolhimento e proteção de vítimas de tráfico de seres humanos, que as coloca em contacto com associações de apoio psicológico e administrativo.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas