MADEIRA Meteorologia

Oposição sul-africana pede ao FBI que investigue Presidente Cyril Ramaphosa

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2022
18:54

O principal partido da oposição na África do Sul, a Aliança Democrática (AD), pediu à polícia federal dos Estados Unidos (FBI) que investigue um alegado caso de corrupção envolvendo o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje a organização política.

"Escrevemos ao FBI dos Estados Unidos para solicitar que investiguem as alegações de possível lavagem de dinheiro pelo Presidente", disse a AD num comunicado.

Na origem do pedido está uma denúncia apresentada no início deste mês pelo ex-chefe dos serviços de informações sul-africanos, Arthur Fraser, que acusa Ramaphosa de esconder da polícia e da opinião pública um roubo em 2020 de cerca de 4 milhões de dólares (3,7 milhões de euros) numa das suas propriedades rurais.

"São acusações graves que vão continuar a causar enormes prejuízos à nossa economia e às nossas perspetivas de atração de investimento e criação de emprego, bem como à credibilidade da Presidência, da polícia e do sistema judicial", destaca o partido no seu comunicado.

Em 09 de junho, o líder da AD, John Steenhuisen, já citava que o alegado caso de corrupção aproxima Ramaphosa do seu antecessor, Jacob Zuma (Presidente de 2009 a fevereiro de 2018, quando foi obrigado a renunciar devido a vários escândalos), e questionam a vontade do Presidente sul-africano para combater a corrupção.

"Você não queria que se soubesse que (o dinheiro, alegadamente 4 milhões de dólares) havia desaparecido... Essas não são ações de alguém que não infringiu a lei", disse Steenhuisen.

As acusações também incluem o alegado sequestro dos ladrões e tentativa de suborno para esconder o roubo.

Ramaphosa, embora tenha confirmado o furto sem revelar o valor, negou as acusações e defendeu que o dinheiro provém da venda de animais - um dos lucrativos negócios que o Presidente tem e em que são comuns as transações em dinheiro vivo.

Apoiantes de Ramaphosa defendem que as acusações têm motivação política, uma vez que Fraser está ligado a pessoas próximas de Zuma e a uma fação do partido no poder que se opõe ao atual Presidente.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas