MADEIRA Meteorologia

Netanyahu alerta que incêndios florestais podem atingir Jerusalém

Data de publicação
30 Abril 2025
21:39

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, alertou hoje que os incêndios florestais que se propagam rapidamente perto de Jerusalém podem atingir a cidade.

“O vento oeste pode facilmente empurrar o fogo para os bairros nos arredores [de Jerusalém], ou mesmo para dentro da própria cidade”, disse Netanyahu num vídeo divulgado pelo seu gabinete.

Os serviços de resgate israelitas estão em alerta máximo após o início de vários incêndios devastadores, principalmente em Jerusalém Oeste, os maiores em muitos anos, que deixaram várias pessoas feridas.

“Atualmente, a prioridade é defender Jerusalém”, acrescentou Netanyahu, descrevendo a situação como uma “emergência nacional”.

“Estamos a enfrentar provavelmente o maior incêndio em Israel numa década”, disse Eyal Caspi, o comandante dos bombeiros, em conferência de imprensa.

Na semana passada, quando incêndios na mesma zona se aproximavam de Jerusalém, Benjamin Netanyahu admitiu estar a considerar solicitar reforços internacionais para ajudar a controlar as chamas.

O Governo de Israel mobilizou hoje o exército para ajudar a conter vários incêndios que deflagraram próximo de Jerusalém, depois de ter declarado uma emergência nacional e mandado evacuar várias localidades até à zona da capital Telavive.

A ordem para mobilizar os militares foi dada hoje pelo ministro da Defesa israelita, Israel Katz, tendo em conta que os incêndios estão a propagar-se rapidamente a oeste de Jerusalém.

“Estamos numa emergência nacional e todas as forças disponíveis devem ser mobilizadas para salvar vidas e controlar os incêndios”, disse o ministro, citado num comunicado divulgado pelo seu gabinete.

Embora sejam comuns incêndios em Israel durante a primavera e o verão, devido às altas temperaturas, os serviços de emergência israelitas estão em alerta máximo, já que estes fogos estão a ser considerados os maiores dos últimos anos, causando vários feridos ligeiros e levando à evacuação de várias localidades.

A polícia israelita fechou, hoje de manhã, a autoestrada entre Jerusalém e Telavive e retirou centenas de pessoas de localidades ao longo do percurso, numa zona já devastada pelo fogo há uma semana.

Pelo menos cinco cidades foram evacuadas, adiantou a polícia, especificando que são localidades situadas a aproximadamente 30 quilómetros a oeste de Jerusalém.

As chamas estão a consumir áreas arborizadas perto da estrada entre Latrun e Bet Shemesh, e vários helicópteros estão mobilizados para combater os fogos, segundo relatou um jornalista da agência noticiosa francesa AFP destacado no local.

Muitos condutores abandonaram os seus veículos no meio da estrada e fugiram por entre enormes nuvens de fumo.

A situação levou a ministra das Cerimónias Nacionais, Miri Regev, a cancelar o principal evento do Dia da Independência, agendado para hoje à noite em Jerusalém.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas