MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Hamas diz que aceitou proposta de cessar-fogo

Data de publicação
28 Maio 2025
18:55

O Hamas disse hoje ter chegado a um acordo com o enviado norte-americano, Steve Witkoff, sobre “uma estrutura geral que garantirá um cessar-fogo permanente” em Gaza, admitindo libertar 10 reféns, esperando agora uma reação de Israel.

“O acordo inclui a libertação de 10 prisioneiros israelitas e de vários corpos, em troca da libertação de um número acordado de prisioneiros palestinianos, garantida pelos mediadores. O movimento aguarda uma resposta a esse acordo”, disse o movimento islamita, em comunicado.

O Hamas afirma que esta proposta inclui “uma estrutura geral que garantirá um cessar-fogo permanente, a retirada completa das forças israelitas da Faixa de Gaza, o fluxo de ajuda e um comité profissional que assumirá o controlo dos assuntos da Faixa imediatamente após o acordo ser anunciado”.

Há dois dias, um responsável israelita garantiu que os negociadores israelitas rejeitaram uma proposta dos EUA para um cessar-fogo em Gaza, com esses termos- 10 reféns vivos e negociar o fim da ofensiva -, embora tenham dito que se estavam a cingir à “estrutura de Witkoff”.

Esta proposta, apresentada pelo mediador palestiniano-americano, Bishara Bahbah, contou com a colaboração e aprovação de Witkoff.

Na terça-feira, uma delegação israelita chegou ao Cairo no âmbito dos esforços egípcios para reativar as negociações de cessar-fogo, disse à agência noticiosa espanhola EFE uma fonte de segurança no Egito.

As negociações mantiveram-se paralisadas, com o Hamas a exigir o fim definitivo da guerra como condição para a libertação dos reféns, enquanto várias autoridades israelitas afirmaram que a libertação dos prisioneiros da Faixa de Gaza não terminaria a sua ofensiva no enclave.

À data de hoje, 58 reféns permanecem em Gaza, 20 dos quais ainda estão vivos, disse o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Num ataque sem precedentes em território israelita, em 07 de outubro de 2023, o Hamas matou cerca de 1.200 pessoas e fez perto de 250 reféns.

Israel desencadeou então uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que provocou até agora mais de 54 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.

A ofensiva israelita também destruiu grande parte das infraestruturas do território governado pelo Hamas desde 2007.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas