MADEIRA Meteorologia

Maior icebergue do mundo trava avanço e encalha a 70 quilómetros de ilha rica em fauna

Data de publicação
04 Março 2025
15:11

O maior iceberg do mundo deverá ter ficado a cerca de 70 quilómetros de uma ilha isolada da Antártida, evitando uma colisão contra um importante local de vida selvagem, anunciou hoje uma instituição britânica.

A plataforma de gelo, conhecida como A23a, que tem uma superfície de 3.360 quilómetros (mais que toda a Área Metropolitana de Lisboa) e um peso de cerca de mil milhões de toneladas, estava à deriva e a caminho para a ilha da Geórgia do Sul, sendo levada desde dezembro poderosas correntes oceânicas.

Esta situação, noticia a agência France-Presse (AFP), levou a receios de que pudesse colidir ou encalhar em águas menos profundas da ilha, podendo implicar a alimentação de crias de pinguins e de focas.

Hoje, o British Antarctic Survey refere que o icebergue se mantém encalhado a cerca de 73 quilómetros de ilha desde 01 de março.

“Se o icebergue continuar encalhado, não esperamos que afete significativamente a fauna local”, segundo o oceanógrafo Andrew Meijers, responsável pela monitorização da plataforma.

O A23a separou-se da plataforma continental da Antártida em 1986, tendo continuado contíguo durante mais de 30 anos, antes de se libertar, em 2020.

Desde aí, tem feito uma lenta viagem para norte, ocasionalmente atrasada por forças oceânicas.

Em janeiro, um pedaço de 19 quilómetros partiu-se, embora os cientistas não consigam prever de forma precisa os efeitos na trajetória e futuro do A23a.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas