MADEIRA Meteorologia

Kiev apoia ataques dos EUA no Irão por serem justificados

Data de publicação
22 Junho 2025
17:33

Kiev apoiou hoje os ataques norte-americanos e israelitas contra instalações nucleares no Irão, afirmando que são uma consequência das “ações agressivas” das autoridades iranianas.

“As medidas tomadas pelos Estados Unidos e por Israel contra as instalações nucleares iranianas enviam um sinal claro ao regime iraniano de que é inaceitável prosseguir a sua política de desestabilização da situação de segurança no Médio Oriente”, escreveram os diplomatas ucranianos num comunicado.

O Irão foi “cúmplice” da invasão russa da Ucrânia e forneceu a Moscovo “assistência militar”, incluindo drones utilizados para bombardear o território ucraniano.

Os Estados Unidos entraram no sábado na guerra de Israel contra o Irão, bombardeando as três principais instalações envolvidas no programa nuclear iraniano, enquanto o Presidente Donald Trump ameaçou o regime de Teerão com mais ataques se “a paz não chegar rapidamente”.

O Conselho de Segurança da ONU foi convocado de urgência para se reunir hoje à tarde a pedido do Irão, segundo a presidência do Conselho, que este mês pertence à Guiana.

A sessão terá início às 15:00 locais (20:00 GMT) e ainda se desconhece a ordem do dia.

O Conselho nunca se reúne aos fins de semana ou feriados, exceto em casos de máxima urgência, como sucede com as guerras ou invasões de países.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas