MADEIRA Meteorologia

Israel diz que disparos realizados junto a pontos de ajuda foram de “advertência”

Data de publicação
08 Junho 2025
17:04

O Exército israelita informou hoje que efetuou “disparos de advertência” a um quilómetro de um ponto de distribuição de ajuda humanitária em Rafah (sul de Gaza), onde o departamento de Saúde de Gaza reportou quatro mortes e vários feridos.

Questionado sobre a existência de mais mortos e feridos na manhã de hoje entre pessoas que recolhiam alimentos em pontos de distribuição de ajuda humanitária, o Exército referiu que “vários suspeitos” se aproximaram das tropas israelitas que operam em Rafah, justificando os disparos.

Segundo a instituição, fizeram-no a um quilómetro do ponto de distribuição de ajuda, “apesar dos avisos prévios de que a área é uma zona de combate ativo”, e “de uma forma que representava uma ameaça para os militares”.

“As tropas ordenaram aos suspeitos que se afastassem da zona, mas, como continuaram a avançar de uma forma que as colocava em perigo, os soldados responderam com disparos de advertência”, afirmou, citada pela Efe.

O Exército reconheceu que tem conhecimento dos relatos de pessoas feridas, acrescentando, contudo, que “uma investigação inicial indica que o número de feridos reportados não corresponde às informações” na posse das forças armadas israelitas, sem avançar detalhes.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, pelo menos cinco pessoas morreram hoje de madrugada – uma no centro e quatro no sul da Faixa de Gaza – enquanto esperavam junto aos novos centros de distribuição de alimentos, atingidas por disparos do Exército.

Mais de 80 pessoas ficaram feridas nesses incidentes, segundo as mesmas fontes.

A Fundação Humanitária de Gaza (GHF, na sigla em inglês) reabriu hoje dois pontos de distribuição de ajuda, um deles durante uma hora e outro durante cerca de 30 minutos para fornecer alimentos a mais de dois milhões de pessoas. A ajuda está praticamente bloqueada por Israel desde o início de março.

Foi referida a abertura de um terceiro ponto, embora não tenha sido divulgada qualquer informação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas