MADEIRA Meteorologia

Irão processa quatro países por avião abatido pelos militares iranianos em 2020

Data de publicação
17 Abril 2025
21:25

O Irão apresentou hoje uma queixa ao Tribunal Internacional de Justiça contra o Canadá, Suécia, Ucrânia e Reino Unido, relacionada com o abate de um avião comercial ucraniano por militares iranianos em Teerão, em 2020, que matou 176 pessoas.

Cidadãos destes quatro países seguiam a bordo do avião da Ukraine International Airlines e morreram quando o Boeing 737-800 foi abatido pouco depois da descolagem de Teerão, a 8 de janeiro de 2020.

Três dias depois, o Irão admitiu que os seus militares tinham disparado erradamente dois mísseis terra-ar contra o avião com destino a Kiev.

O Irão recorre de uma decisão de março da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) das Nações Unidas.

A ICAO, com sede em Montreal, considerou-se competente para decidir sobre uma queixa contra o Irão apresentada pelos quatro países, acusando Teerão de ter “utilizado armas contra uma aeronave civil em voo”.

O Irão está a pedir ao TIJ que declare a ICAO incompetente neste caso e, assim, anule a sua decisão.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico já tinha celebrado a decisão da ICAO, dizendo que esta “aproximava mais o Irão da responsabilização pela destruição ilegal” do avião.

“Passaremos agora à próxima fase da nossa ação contra o Irão na ICAO (...) Continuamos empenhados em alcançar justiça, transparência e responsabilização para as 176 vítimas inocentes e as suas famílias”, frisou Londres.

Num caso separado, os quatro países envolvidos levaram o Irão ao TIJ em 2023, pedindo ao tribunal que obrigasse Teerão a pagar “indemnização total” às famílias.

Em 2020, o Irão ofereceu-se para pagar “150 mil dólares ou o equivalente em euros” a cada uma das famílias das vítimas.

Mas as autoridades ucranianas e canadianas criticaram fortemente o anúncio, argumentando que a compensação não deveria ser resolvida através de declarações unilaterais.

O TIJ foi criado após a Segunda Guerra Mundial para julgar disputas entre Estados-membros das Nações Unidas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas