MADEIRA Meteorologia

Irão ameaça expulsar inspetores de programa nuclear antes de negociações com EUA

Data de publicação
10 Abril 2025
20:52

Um conselheiro do líder supremo iraniano, “ayatollah” Ali Khamenei, avisou hoje que o Irão pode expulsar os inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), alegando ameaças a Teerão antes das negociações com os Estados Unidos.

“Ameaças externas contínuas” podem levar a “medidas dissuasoras, incluindo a expulsão de inspetores da AIEA e o fim da cooperação”, disse Ali Shamkhani na rede X.

Na mensagem, o conselheiro de Khamenei afirmou que “a transferência de materiais enriquecidos para locais seguros também poderá ser considerada”.

As conversações sobre o programa nuclear iraniano estão agendadas para sábado em Omã, com a participação do enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff, e do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi.

Em março, o Presidente norte-americano, Donald Trump, enviou uma carta ao Irão a solicitar negociações para substituir o anterior acordo internacional, caducado desde que Washington se retirou em 2018.

Mas também ameaçou bombardear o Irão se a diplomacia falhasse.

Hoje, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, insistiu que as negociações com o Irão em Omã serão diretas, apesar das alegações de Teerão de que haverá intermediários, e manifestou esperança de que este encontro leve à paz.

Numa reunião na Casa Branca dirigida por Donald Trump, o chefe da diplomacia norte-americana salientou que o Presidente dos Estados Unidos “deixou muito claro que o Irão nunca terá uma arma nuclear” e sugeriu que esta determinação levou Teerão a concordar com as negociações.

Durante o primeiro mandato (2017-2021), Trump retirou os Estados Unidos de um acordo de 2015 entre o Irão e outras potências, que estabeleceu limites rigorosos às atividades nucleares de Teerão em troca do alívio das sanções internacionais.

Desde então, o Irão enriqueceu urânio muito além dos limites permitidos pelo extinto acordo e conta agora com 274 quilogramas com 60% de pureza, próximo dos 90% de grau militar, de acordo com a AIEA.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas