MADEIRA Meteorologia

Hungria convoca embaixador dos EUA devido a críticas de Biden a Orbán

Data de publicação
12 Março 2024
17:11

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria convocou hoje o embaixador dos EUA em Budapeste devido às declarações do Presidente Joe Biden, que afirmou que o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, quer instalar uma ditadura.

“Não somos obrigados a tolerar mentiras como estas da parte de ninguém. Nem mesmo que essa pessoa seja o Presidente dos Estados Unidos da América”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Péter Szijjártó, para justificar o motivo da convocação do embaixador dos EUA, David Pressman, de acordo com um comunicado do ministério.

O embaixador já se apresentou no ministério, acrescentou o chefe da diplomacia húngara, que, tal como Orbán e outros membros do Governo, manifestou o seu apoio ao candidato republicano e ex-presidente, Donald Trump, na sua corrida presidencial norte-americana contra Biden, a quem definem como um “fomentador da guerra”.

Biden criticou na semana passada o facto de Trump se ter reunido com Orbán no estado norte-americano da Florida, tendo manifestado a sua preocupação com o encontro.

“Sabem com quem ele se encontrará hoje em Mar-a-Lago? Com Orbán, da Hungria, que afirmou categoricamente que não acredita que a democracia funcione, que quer instalar uma ditadura”, denunciou Biden num comício eleitoral em Wallingford, nos arredores da cidade de Filadélfia, pouco antes do encontro entre Trump e o chefe de governo húngaro.

A embaixada dos EUA em Budapeste confirmou, num breve comunicado, que o embaixador foi convocado de urgência pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e afirmou que “o embaixador (David) Pressman fica agradado com a oportunidade de discutir o estado da democracia na Hungria”.

Recentemente, Trump garantiu que Orbán é o “político mais forte da Europa”; o primeiro-ministro húngaro foi o único chefe de Governo da União Europeia a apoiar o ex-presidente norte-americano nas eleições de 2016 e 2020.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas