MADEIRA Meteorologia

Filme “Emilia Pérez” lidera nomeações dos Óscares

Data de publicação
23 Janeiro 2025
15:42

O filme musical “Emilia Pérez”, do realizador francês Jacques Audiard, é o mais nomeado para a 97.ª edição dos Óscares, os prémios de cinema norte-americanos, anunciou hoje a Academia de Cinema dos Estados Unidos.

Escrito e realizado por Jaques Audiard, “Emilia Pérez” bateu o recorde para o filme em língua não inglesa mais nomeado, com 13 indicações, entre as quais para Melhor Filme, Filme Internacional, Realização, Direção de Fotografia, Atriz Principal, para Karla Sofía Gascón, e Atriz Secundária, para Zoe Saldaña.

Esta é também a primeira vez que uma atriz trans é nomeada para os Óscares, com a espanhola Karla Sofía Gascón, protagonista da história de um líder de um cartel de droga que cumpriu o desejo de fazer a transição para mulher. Produzido pela Netflix, o filme tem um rasto de prémios, conquistados, por exemplo, no Festival de Cannes, nos Prémios do Cinema Europeu e nos Globos de Ouro.

Com dez nomeações cada figuram “O brutalista”, drama de Brady Corbet, e “Wicked”, musical de Jon M. Chu, ambos a disputarem prémios nas mesmas categorias, como Melhor Filme, Montagem e Banda Sonora Original.

Na categoria de Melhor Filme figuram dez longas-metragens: “Anora”, “O brutalista”, “A complete Unknown”, “Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância”, “Wicked” e “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Nesta categoria, apenas um filme é realizado por uma mulher, com Coralie Fargeat a assinar “A Substância”.

Para Melhor Atriz Principal, além de Karla Sofía Gascón, estão nomeadas Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”), a britânica Cynthia Erivo (“Wicked”) e as norte-americanas Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“A Substância”).

Na representação masculina em papéis principais, o Óscar vai ser disputado entre Adrien Brody (“O Brutalista”), Timothée Chalamet (“A Complete Unknown”), Colman Domingo (“Sing Sing”), Ralph Fiennes (“Conclave”) e Sebastian Stan (“O Aprendiz”).

Para o Óscar de Melhor Filme Internacional estão nomeados o filme de Walter Salles e ainda “The Girl With The Needle”, de Magnus von Horn (Dinamarca), “Emilia Pérez”(França), “A semente do figo sagrado”, do iraniano Mohammad Rasoulof (Alemanha), e o filme de animação “Flow - À Deriva”, de Gints Zilbalodis (Letónia).

Destaque ainda para a nomeção de “No other land”, filme coletivo feito por ativistas israelitas e palestinianos, sobre a ocupação de Israel de territórios palestinianos, para o Óscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem.

Para Melhor Filme de Animação estão nomeados “Wallace & Gromit: A vingança das Aves”, filme dos estúdios Aardman no qual participa o animador português Emanuel Nevado, “Flow”, “Divertida-mente 2”, “Memoir of a Snail” e “O Robot Selvagem”.

De fora das nomeações ficou a curta-metragem portuguesa de animação “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, que chegou a estar entre os finalistas.

A 97.ª edição dos Óscares está marcada para 02 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação de Conan O’Brien.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas