MADEIRA Meteorologia

EUA, Japão e Coreia do Sul pedem “desnuclearização completa” da Coreia do Norte

Data de publicação
15 Fevereiro 2025
22:08

Os chefes da diplomacia norte-americana, japonesa e sul-coreana, reunidos hoje na cidade alemã de Munique, reafirmaram a sua “firme determinação pela desnuclearização completa” da Coreia do Norte, noticia a agência AFP.

Esta reunião decorreu à margem da Conferência de Segurança de Munique e foi a primeira desde que Donald Trump, regressou à Casa Branca.

Neste encontro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Takeshi Iwaya, e o seu homólogo sul-coreano, Cho Tae-yul, “reafirmaram a sua inabalável parceria trilateral”, de acordo com uma declaração conjunta enviada pelo lado norte-americano.

Os três líderes diplomáticos “reafirmaram a sua firme determinação pela desnuclearização completa” da Coreia do Norte (RPDC), de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, lê-se no texto.

Além disso, “expressaram a sua profunda preocupação com os programas nuclear e balístico da RPDC, as suas atividades maliciosas, incluindo o roubo de criptomoedas, e a sua crescente cooperação militar com a Rússia, assim como a necessidade de responder em conjunto” a estes desafios.

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a Ucrânia tinham já afirmado que a Coreia do Norte enviou cerca de 11 mil soldados para a região russa de Kursk, desde outubro, para ajudar Moscovo a retomar o território, que está sob controlo ucraniano, desde uma ofensiva surpresa em agosto.

No final de janeiro, a Ucrânia garantiu que estes soldados tinham “sido retirados” da frente de combate.

Num “aviso firme”, os chefes da diplomacia norte-americana, japonesa e sul-coreana disseram ainda que “não tolerarão qualquer provocação ou ameaça aos seus territórios”, ainda segundo a comunicação conjunta dos três países.

Por sua vez, a Coreia do Norte declarou no final de janeiro que iria continuar o seu programa nuclear “por tempo indeterminado”.

A Coreia do Norte justifica o seu programa de armas nucleares pelas ameaças que diz enfrentar por parte dos Estados Unidos e dos seus aliados, incluindo a Coreia do Sul.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que teve uma rara série de encontros com Kim Jong Un durante o seu primeiro mandato, disse numa entrevista que iria voltar a contactar o líder norte-coreano, a quem chamou de “tipo inteligente”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas