MADEIRA Meteorologia

Bulgária adia entrada na zona euro por não cumprir critérios

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Fevereiro 2023
17:21

A Bulgária decidiu adiar um ano, para 2025, a data em que poderá entrar na zona euro, uma vez que não cumpre os critérios necessários nem aprovou a legislação necessária, indicou hoje a ministra das Finanças, Rositsa Velkova.

A ministra disse que o Governo vai apresentar um relatório de convergência quando cumprir os critérios e tiver alterado a lei que regula o banco central, o que tem de esperar pelo Parlamento que sairá das eleições do próximo mês de abril.

A Bulgária, mergulhada numa crise política há dois anos, tem de aprovar quatro projetos de lei e cumprir o critério de inflação.

"Se isso acontecer em finais de junho ou julho, podemos enviar um relatório imediatamente e não esperar pelo normal. Isso significa que poderíamos entrar na zona do euro o mais tardar em 1 de janeiro de 2025", afirmou, citada pela agência Efe.

"Os nossos parceiros europeus consideram que estamos atrasados na parte legislativa relacionada com a aprovação dos projetos de lei necessários, alterações ao código de seguros e medidas de combate ao branqueamento de capitais", acrescentou.

O Governo da Bulgária, o país mais pobre da União Europeia, é interino desde outubro passado e o Parlamento não tem autoridade atualmente para aprovar leis, estando as eleições marcadas para o dia 02 de abril.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas