MADEIRA Meteorologia

António Costa satisfeito com pressão norte-americana sobre a Rússia

Data de publicação
03 Março 2025
11:20

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, mostrou-se hoje satisfeito por o Presidente norte-americano estar a pressionar a Rússia para negociar a paz na Ucrânia, ressalvando que os europeus devem ter assento nas conversações de paz.

“Acolhemos com satisfação os esforços de Trump para pressionar a Rússia a negociar e estamos prontos para participar em todas as negociações para garantir uma paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia, para garantir a segurança europeia e para todos os países europeus”, disse numa conferência de imprensa em Chisinau, após se reunir com a Presidente da Moldova, Maia Sandu.

Questionado sobre a exigência do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, para que a União Europeia (UE) se envolva em negociações diretas com o Presidente russo, Vladimir Putin, Costa insistiu que os 27 membros do bloco europeu devem permanecer unidos no seu apoio à Ucrânia.

António Costa afirmou que a cimeira extraordinária desta quinta-feira, em Bruxelas, deverá aprovar “decisões concretas” com o objetivo de aumentar a defesa europeia, para que o bloco possa ser “mais autónomo e consiga se defender”, ao mesmo tempo que defende uma paz “justa” na Ucrânia.

De qualquer forma, Costa declarou que a paz “não pode ser apenas um cessar-fogo”, que permitiria à Rússia “regressar mais forte”.

“O que queremos é uma paz justa e duradoura. O que está a acontecer agora na Ucrânia não é apenas sobre a Ucrânia. É também sobre a segurança europeia como um todo”, frisou o político português.

Em resposta às críticas do primeiro-ministro húngaro, Costa insistiu que a UE é um “projeto de paz” e que a segurança e a defesa são, por isso, uma “prioridade”.

“A paz sem segurança é uma ilusão”, disse, sublinhando que qualquer acordo alcançado na Ucrânia deve incluir medidas de segurança.

“Continuaremos a proporcionar paz e segurança à Europa e é por isso que investimos na defesa. Não para fazer a guerra, mas para garantir a paz, preservar a paz, proporcionar a paz na Europa”, respondeu.

Nas últimas horas, Viktor Orbán criticou os líderes europeus, que se reuniram no domingo em Londres para apoiar Kiev, acusando-os de quererem prolongar a guerra.

“Em Londres, os líderes europeus decidiram que a guerra é necessária, não a paz. Decidiram que a Ucrânia deve continuar a guerra. Isto é um erro, um engano e um perigo”, disse Órban.

Sobre a adesão da Moldova à Europa, Costa elogiou o progresso de Chisinau no caminho europeu três anos depois de ter formalizado o seu pedido de adesão à UE, apenas alguns dias após a invasão russa da Ucrânia e pouco depois de Kiev ter solicitado a sua entrada.

“A Moldova está a viver um momento decisivo no seu caminho em direção à UE. Um momento que marcará profundamente o seu futuro para as gerações vindouras. Os moldavos escolheram um futuro europeu e demonstraram o seu compromisso com a democracia, a liberdade e uma vida melhor para os seus filhos”, enfatizou Costa.

O Presidente do Conselho Europeu apelou à força do povo moldavo face aos ataques à sua estabilidade através de “chantagem energética” ou “fake news”, numa referência à crescente interferência russa no país.

“Mas o povo da Moldova levantou-se e fortaleceu o caminho europeu do país no referendo há apenas alguns meses. A UE mostrou que estamos com o povo moldavo também em tempos de desafios e crises. Podem contar connosco como um parceiro previsível e fiável”, disse Costa.

Neste sentido, o presidente do Conselho Europeu defendeu que a Moldova deveria construir o seu futuro comum com a UE “sem interferências e sem que ninguém decidisse” pelos europeus e moldavos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas