MADEIRA Meteorologia

Alemanha encerra últimos três reatores nucleares

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Abril 2023
17:54

A Alemanha encerrou no sábado os seus últimos três reatores nucleares, culminando mais de 20 anos de eliminação gradual da produção de energia atómica no país, apesar das controvérsias e da recente crise energética na Europa.

As centrais Isar II (sudeste), Neckarwestheim (sudoeste) e Emsland (noroeste) foram desligadas da rede elétrica antes da meia-noite, conforme o planeado, avançou a empresa de energia RWE, considerando tratar-se do "fim de uma era".

O encerramento foi festejado por ativistas antinucleares que se concentraram do lado de fora das três centrais, assim em comícios nas cidades de Berlim e Munique.

A maior potência industrial da Europa respeitou o cronograma de transição energética estabelecido no início dos anos 2000 e acelerado em 2011, após o desastre de Fukushima, no Japão.

A recente crise do gás desencadeada pela guerra na Ucrânia, devido à invasão russa, colocou pressão adicional sobre Berlim e reacendeu o debate, tanto na classe política como na opinião pública, sobre a conveniência do encerramento das centrais nesta altura.

Décadas de protestos antinucleares na Alemanha, alimentados pelos desastres nas centrais de Three Mile Island (Estados Unidos da América), Chernobyl (Ucrânia) e Fukushima, pressionaram os sucessivos governos a acabar com o uso de uma tecnologia que os críticos afirmam ser insegura e insustentável.

Já os defensores da energia atómica alegam que os combustíveis fósseis devem ser eliminados como parte dos esforços globais para conter as alterações climáticas, argumentando ainda que a energia nuclear produz muito menos emissões de gases com efeito estufa e é segura, se gerida adequadamente.

Desde 2003, o país fechou 16 reatores nucleares.

As últimas três centrais forneceram apenas 6% da eletricidade produzida na Alemanha no ano passado, quando em 1997 o nuclear era responsável por mais de 30% da produção de energia.

A parcela de energia renovável atingiu 46% em 2022, em comparação com menos de 25% registados 10 anos antes.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas