MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: Independência e autonomia total. É desejável?

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Setembro 2022
11:25

Rodrigo Trancoso questionou o economista Miguel Pinto-Correia sobre a posição que tinha assumido na primeira intervenção, onde defendeu um alargamento da autonomia política da Madeira.

O professor e antigo deputado do Bloco de Esquerda pegou no assunto para referir que, por vezes, surgem posições de elementos do PSD favoráveis à independência, e por isso questionou o economista sobre os custos financeiros que teria uma eventual independência, considerando que a Madeira tem um orçamento de dois mil milhões de euros, mas as receitas rondam apenas os 900 milhões de euros.

Miguel Pinto-Correia respondeu que hoje a independência da Madeira, do ponto de vista financeiro, "não faz sentido e seria contraproducente".

Para o economista, "a haver uma autonomia total, teria de ser preparado um ‘phasing out’, que não se faz em quatro ou cinco anos", e que implicaria um compromisso "pluripartidário para acontecer". "Sem acordo de todos, nem vale a pena falar isso", defendeu.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas