MADEIRA Meteorologia

Fórum Cibersegurança: Governo Regional já registou "algumas tentativas" de ciberataque

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Fevereiro 2022
10:25

Tendo em conta que as entidades governamentais são os principais alvos de ciberataque, algo que se tem constatado em casos ocorridos a nível nacional e global, o Governo Regional não é exceção e tem tido "algumas tentativas" de ataque, admitiu o secretário regional Rogério Gouveia.

O governante que tutela a Direção Regional de Informática, afirmou esta manhã no Fórum Cibersegurança, que decorre nas instalações do JM, que o Governo Regional considera" prioridade a segurança dos dados e da informação que tem à sua guarda", em particular aquela que "os cidadãos confiam diariamente ao recorrer aos serviços públicos".

Rogério Gouveia considera, contudo, que a experiência obtida nos últimos tempos, em especial durante a pandemia, permitiu constatar que "não podemos, contudo, dizer que estamos completamente seguros". O Governo Regional tem consciência de que "ninguém está seguro", mas procura transmitir aos cidadãos que "tudo é feito para ficarmos o menos vulneráveis possível", algo que, aliás, também é responsabilidade do utilizador que deve ter comportamentos responsáveis ao utilizar a informação e os sistemas na internet.

Em relação às residuais tentativas de ataque registadas, o Executivo regional tem participado e reportado os incidentes nos meios próprios, tendo uma equipa afeta à questão da cibersegurança. "Felizmente até hoje tivemos sempre capacidade de mitigar os riscos" e "não tivemos ataques de grande magnitude" como é o caso dos grupos Vodafone e Impresa, assegurou Rogério Gouveia.

"Não estamos certos que não vamos ser alvo de um ataque, mas tudo estamos a fazer para que as consequências sejam as menores", apontou.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas