Evento arranca às 10h00.
O auditório do Fórum Machico recebe hoje a segunda sessão das Jornadas Madeira 2022/23. O projeto promovido desde 2019 pelo JM vai já na sua quarta edição e volta a trazer ao de cima alguns dos assuntos mais prementes em cada um dos concelhos da Madeira.
Depois da sessão inaugural desta quarta volta pelos 11 municípios, que levou a Câmara de Lobos um debate sobre a educação, no passado mês de junho, o projeto volta-se agora para o mar. Em Machico, a questão que hoje se coloca tem a ver com o ‘Mar de Oportunidades’.
Com um painel de quatro oradores, que volta a juntar duas opiniões técnicas e duas opiniões políticas, o objetivo desta sessão é tentar perceber se a Madeira está mesmo a aproveitar as grandes oportunidades que o mar representa, se está a ser criado caminho para as aproveitar melhor, e se está a ser feito tudo o que é ciclicamente prometido.
Para debater este tema, o JM apresenta um painel composto por Ruben Eiras - secretário-geral do Fórum Oceano -, Gonçalo Santos - public relations manager na European Mar e consultor para projetos na área da economia do mar -, Ricardo Franco - presidente da Câmara Municipal de Machico -, e Rui Fernandes - diretor regional de Pescas.
Após as duas intervenções mais técnicas, a cargo de Ruben Eiras e Gonçalo Santos, segue-se um primeiro momento de troca de ideias entre a plateia e a mesa. Depois, entram em cena Ricardo Franco e Rui Fernandes, antes do segundo período de debate com intervenções dos membros da audiência.
Toda a sessão é aberta aos interessados em contribuir com ideias válidas para as questões relacionadas com as políticas do mar nos mais diversos domínios, seja na área das pescas mais tradicionais, na indústria mais moderna, no desporto, no lazer, na vertente ambiental ou em qualquer outra vertente.
Como sempre, toda a sessão será acompanhada nas várias plataformas informativas do Jornal. O debate será transmitido na rádio 88.8 JM FM e em vídeo em direto.
Acompanhe tudo aqui: https://naminhaterra.com/live.php?evento=4926