MADEIRA Meteorologia

Eleita nova Associação de Estudantes do Liceu

Data de publicação
26 Maio 2025
11:13

Miguel Barata Oliveira é o presidente da Associação de Estudantes (AE) da Escola Secundária Jaime Moniz. O escrutínio aconteceu na passada quinta feira, tendo a única lista candidata obtido a adesão de três centenas de estudantes.

“A ESJM retoma assim a tradição de contar com o contributo da AE, estimulando a democracia participativa estudantil com jovens entusiasmados com a vida escolar e com o sonho de contribuir para a construção de uma escola do conhecimento, alinhada com os desafios da época contemporânea, plural e inclusiva”, refere a associação, em comunicado.

A lista que compõe a direção da AE é formada por jovens entre os 16 e 17 anos de idade. O presidente, Miguel Oliveira, tem 17 anos de idade, faz parte da turma 40 do 11.º ano de escolaridade, curso de Humanidades, e pretende seguir o curso de Direito. Também a vice-presidente, Mariana da Fonte, com 16 anos, da mesma turma, sonha com o mesmo curso para enveredar pela magistratura.

Além do presidente e vice-presidente, a direção é constituída por Matilde Alcântara, tesoureira, Daniela Gouveia, secretária, Paulo Santo, vogal, e Diana Luís, suplente.

Ana Matilde Abreu é a presidente da Assembleia Geral com Ana Margarida Jardim, como vice-presidente, e Maria Miguel Azevedo, como secretária.

“Jovens, dinâmicos e sonhadores, assim se perfilam os membros da AE. Concorreram ao desafio para ‘dar voz aos alunos’, na defesa de uma escola plural e participativa. Integram a lista elementos dos vários cursos, com visões distintas, de molde a reunir as diferentes sensibilidades que existem na vida escolar e dar-lhes voz”, adita a mesma nota.

Os jovens contaram com o apoio e orientação da escola, nomeadamente através do docente de matemática, Nuno Regada, a quem agradecem o contributo, e pretendem “colaborar com a construção de uma escola inclusiva, focada nas necessidades do aluno e como espaço de realização dos sonhos de cada estudante”.

No plano de ação sufragado pelos estudantes, os objetivos primordiais “visam dar voz ativa aos alunos nas decisões da escola e aproximar a direção da AE”. Como medidas a tomar, destacam-se “a criação de uma caixa de ideias para colher as sugestões dos estudantes, bem como a divulgação das decisões e ações através das redes sociais e cartazes. Contribuir para a melhoria da escola é outro pilar de intervenção, tornando o ambiente escolar mais agradável, inclusivo e funcional, com propostas à direção e melhoria das infraestruturas e propostas de sustentabilidade”.

A cultura, o desporto e o entretenimento fazem parte dos propósitos da AE, nomeadamente através da promoção de atividades extracurriculares e de momentos de descontração, com realização de uma Semana Cultural para afirmação dos talentos, bem como a realização de atividades desportivas.

Os jovens estudantes têm também a missão de apoiar os colegas no seu desempenho académico, designadamente no sentido de organizarem melhor os seus estudos com uma bolsa de explicações, sessões de orientação vocacional e preparação para o acesso ao ensino superior. “Os grandes problemas do meio escolar nacional, tais como a saúde mental e o bullying, serão alguns dos temas a serem abordados pela AE, no sentido de fazer a informação e prevenção”, remata a associação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas