MADEIRA Meteorologia

Páscoa: Inquérito da Associação de Hotelaria confirma Madeira como destino mais procurado

Data de publicação
16 Abril 2025
14:38

Um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) conclui que a Madeira é o destino mais procurado, no fim de semana da Páscoa, com 83% de taxa de ocupação prevista e um ARR (preço médio nacional) ‘on the books’ de 152 euros.

Também em destaque estão a Grande Lisboa, com 78% de ocupação prevista e o preço médio mais elevado do país: 210 euros; e o Algarve, com 72% de reservas e um ARR de 138 euros.

Outras regiões como o Norte (71%) e Açores (70%) “apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados”.

De acordo com a mesma fonte, “já o Centro (56%) e o Alentejo (61%), apesar de registarem crescimentos em reservas, apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional, anda que no caso do Alentejo compensado com valores mais elevados no ARR previsto”.

O estudo revela ainda que “os principais canais de reserva continuam a ser o Booking (95%), seguido pelos websites próprios dos hotéis (90%) e pela Expedia (38%). Sublinha a mesma fonte que “nos destinos onde o mercado EUA tem particular relevo, especialmente em Lisboa, a Expedia faz parte dos 3 principais canais de reserva para 51% dos inquiridos”.

“Estes dados refletem a consolidação do digital como primeiro canal de captação de clientes”, conclui a AHP.

“A Páscoa é, tradicionalmente, uma época importante para a hotelaria nacional e os dados que recolhemos reforçam, mais uma vez, essa tendência. Registamos um crescimento sustentado nas reservas, um aumento moderado nos preços e uma variação no peso relativo dos mercados emissores, com destaque para o crescimento do peso do Reino Unido e dos Estados Unidos, e uma menor quota comparada de França”, diz a vice-presidente da AHP, Cristina Siza Vieira, citada no comunicado.

O mesmo inquérito abrange o período do Carnaval, que se revelou “bastante positivo para a hotelaria nacional”.

Adianta a mesma fonte que “os principais mercados foram Portugal, Espanha e EUA. Em algumas regiões, como o Algarve e a Madeira, mercados como Alemanha e Reino Unido também se destacaram”.

De acordo com a AHP, a Taxa de Ocupação (TO), no cômputo nacional, foi de 65%, com as regiões da Madeira (80%), da Península de Setúbal (69%) e da Grande Lisboa (68%), a puxar a média para cima. A região com TO mais baixa foram os Açores.

O Preço Médio por Quarto Ocupado (ARR) foi de 122 euros, e foi na Grande Lisboa que se verificou o valor mais elevado, 161 euros. Na Madeira e no Norte os valores foram de 134 euros e 130 euros, respetivamente. Já o RevPAR, que ficou nos 80 euros a nível nacional, foi mais elevado na Grande Lisboa e na Madeira, atingindo os 110 euros e os 107 euros, respetivamente.

O inquérito, que decorreu de 2 a 13 de abril, junto dos empreendimentos associados da AHP, teve como amostra: 307 empreendimentos (Norte 14%; Centro 10%; Oeste e Vale do Tejo 7%; Grande Lisboa 28%; Península de Setúbal 3%; Alentejo 6%; Algarve 15%; Açores 5%; Madeira 12%). Intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro 5,2%.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas