MADEIRA Meteorologia

IA é “segunda revolução” mas há dúvidas sobre poupança de custos

Data de publicação
06 Maio 2025
11:57

A Inteligência Artificial (IA) será a segunda revolução no negócio da banca, após a digitalização, mas existem dúvidas sobre a possível poupança de custos, devido ao investimento que acarreta, defendeu hoje o CEO do Santander Portugal.

A banca é um negócio que “durante décadas não mudou e de repente teve uma mudança com a digitalização que levou, através da banca móvel, a alteração comportamental dos clientes”, recordou Pedro Castro e Almeida, num painel na conferência Banking on Change, organizada pelo ECO em Lisboa.

Após a digitalização, surge agora uma “segunda revolução que vai mudar muito o negócio da banca e a relação que tem com os clientes”, que é a IA.

“Há enormes oportunidades em termos da estratégia do banco, a relação dos bancos com clientes, alteração de comportamento com clientes”, salientou o líder do Santander, apontando que a IA pode ser vista por alguns como uma ameaça, mas neste negócio é um “serviço completamente diferente que se pode dar aos clientes”.

No entanto, Pedro Castro e Almeida assumiu que tem dúvidas sobre a poupança de custos que a IA pode trazer, porque “tem de haver investimento em tecnologia e novos perfis” de trabalhadores para lidar com isso, apontou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas