MADEIRA Meteorologia

Católica prevê crescimento do PIB de 2% este ano e de 2,5% no 1º trimestre

Data de publicação
09 Abril 2025
15:19

A economia portuguesa terá crescido 2,5% no primeiro trimestre de 2025, em termos homólogos, segundo prevêem os economistas do Católica-Lisbon Forecasting Lab (NECEP), que reviram em baixa o crescimento do conjunto do ano para 2%.

Na nota hoje divulgada, os economistas estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,5% no arranque do ano, em termos homólogos, e 0,2% em cadeia, uma evolução que representa um abrandamento face ao “forte crescimento de 1,5% em cadeia do trimestre anterior”.

Já para o conjunto do ano, o NECEP indica que “o ponto central da estimativa de crescimento da economia portuguesa foi revisto em baixa em 0,2 pontos percentuais para 2,0% em 2025, na sequência das perturbações causadas pela política tarifária da nova administração norte-americana que poderão limitar o efeito de carry-over de 1,4 pontos percentuais, decorrente do elevado crescimento do final do ano passado”.

Para 2026, a perspetiva é de manutenção em 2% e para 2027 os economistas mantiveram o cenário de crescimento de 2,2%, em linha com o crescimento tendencial.

“Os intervalos de previsão permanecem anormalmente elevados, fruto da incerteza internacional, em especial a decorrente das referidas tarifas que poderá delapidar o crescimento em cerca de um ponto percentual nos próximos anos”, explica o NECEP.

No que diz respeito à inflação, “o processo de desinflação continua em curso, sendo de esperar que o crescimento geral dos preços se mantenha acima da meta 2% em 2025, quer em Portugal, quer na zona euro”.

Os economistas da Católica têm também projeções para a economia da zona euro, apontando para um crescimento do PIB de 0,8% em 2025 e 1,2% em 2026, mantendo-se “o risco de uma recessão suave, particularmente na Alemanha e França”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas