MADEIRA Meteorologia

Descendentes de madeirenses saem vitoriosas das eleições nos EUA

Data de publicação
09 Novembro 2024
9:17

Vários candidatos lusodescendentes e luso-americanos, alguns deles com origens na Madeira, saíram vitoriosos das suas corridas eleitorais na Costa Leste dos Estados Unidos no sufrágio de terça-feira.

Na câmara baixa de Connecticut, a republicana Anne Dauphinais, neta de imigrantes da Madeira, foi reeleita pelo distrito eleitoral 44.

No estado de Rhode Island, a líder da minoria republicana no senado de Providence, Jessica de la Cruz - filha de imigrantes portugueses da Madeira e dos Açores - foi eleita com 70% dos votos.

Outros luso-americanos e lusodescendentes concorreram para vários cargos neste ciclo eleitoral norte-americano, cujos votos ainda se encontram em processo de contabilização. Lori Loureiro Trahan, Jack Martins, Rick Lopes e Jake Oliveira são outros dos candidatos lusos eleitos, sendo que a primeira, a congressista democrata Lori Loureiro Trahan, cujas raízes remontam ao Porto e aos Açores, foi automaticamente reeleita para a Câmara dos Representes dos Estados Unidos pelo 3.º distrito eleitoral de Massachusetts, onde concorreu sem oposição.

Em 2018, Lori Loureiro Trahan tornou-se a primeira mulher de ascendência portuguesa a ser eleita para a Câmara dos Representantes norte-americana.

Nas eleições de terça-feira, Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários.

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes segue igualmente na frente no apuramento que ainda decorre.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que é mais surpreendente na sondagem JM realizada pela Intercampus?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas