MADEIRA Meteorologia

Academia do Bacalhau de Joanesburgo celebrou 55.º aniversário (com fotos)

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Junho 2023
16:31

No passado dia 10 de junho, a Academia do Bacalhau Mãe, solenizou, com um jantar a passagem do 55º aniversário da sua fundação.

A sala do restaurante "O Castelo", em Glen Vista, sul de Joanesburgo, esgotou a lotação com a presença de compadres, comadres e outras pessoas que emprestaram ao evento a dignidade que o mesmo era merecedor e endossar de forma inequívoca o prosseguimento da sua ação de solidariedade, expressando confiança na direção atual sob a orientação do compadre-presidente Rogério do Nascimento.

Marcaram presença no evento o chefe de missão adjunto da Embaixada de Portugal, Manuel Grainha do Vale, a cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Graça Araújo da Fonseca. Rogério Nascimento tocou o badalo e pediu ao compadre mais antigo presente, o madeirense António Rafael Pestana, que marcasse o início do jantar com um Gavião de Penacho convidando assim os presentes, em conjunto, a entoar em coro.

O jantar servido após iguarias à base de bacalhau muito à portuguesa eram um convite para o repasto de bacalhau cozido que foi do agrado de quem o utilizou. O compadre-presidente no seu discurso começou por saudar e agradecer a presença das autoridades diplomáticas e consulares bem como a presença do compadre-presidente da Academia de Pietermaritzburg, em especial, e a todos os presentes.

Evidenciou a gratulação à República Portuguesa e aos proponentes do agraciamento imposto à Academia do Bacalhau Mãe, a distinção com a Medalha Membro Honorário da Ordem do Mérito, que muito honra a todos nós compadres, comadres e amigos, e que esta distinção, realçou, pertence a todos desde a sua fundação e com todos envolvidos ao longo dos 55 anos de existência, e as mais de 60 Academias espalhadas pelo mundo fora e também para os vindouros.

Expressou a sua gratidão à esposa, a comadre Sandra do Nascimento pela forma empenhada para tornar este evento o mais perfeito possível e também por todo o trabalho desempenhado ao longo destes anos em prol das atividades da Academia. Não olvidou a gerência e funcionários do restaurante pelo empenho, preparação e organização deste jantar.

Foi feito um agradecimento a todos quantos ajudaram de uma forma ou outra a organização deste evento que muito representa para a Academia, bem como manifestado um agradecimento a muitas pessoas que não se encontram ligadas à Academia, mas que quiseram marcar presença neste jantar demonstrando assim acreditarem no trabalho que estamos realizando.

Também foi expresso o reconhecimento e satisfação a António (Tó) Rebelo pelo trabalho de tomar em suas mãos o reiniciar da publicação da "Newsletter" da organização. A António Rafael Pestana, uma menção especial pela gentileza e encorajamento nas horas mais difíceis e pelo carinho diferente com que sempre me tratou.

Rogério Nascimento disse esperar que esta festa de aniversário sirva para olharem de maneira diferente para a Academia do Bacalhau e exteriorizou o apreço muito grande por darem o vosso tempo à causa da Academia. Sem descurar a data, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades fez uma alusão ao dia e ao épico, terminando com um "Viva Portugal!"

Seguidamente usaram da palavra Graça Araújo da Fonseca e Manuel Grainha do Vale que teceram os melhores elogios à Academia pelo desempenho da sua nobre missão. De salientar o artista residente Tony Miguel que abrilhantou estas celebrações com um reportório na totalidade de músicas e melodias portuguesas, criando uma atmosfera agradável, que ao tocar os primeiros acordes do Bailinho da Madeira fez levantar a maioria das pessoas das suas cadeiras para a pista de dança até então sem ninguém a dançar o que fez prolongar a festa até às primeiras horas da manhã.

José Luiz da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas